Geraldão vai receber cinco seleções sul-americanas, em torneio preparatório para o Pré-Olímpico (Foto: Rafael Vieira/DP Foto)
Já em solo pernambucano desde a noite da quarta-feira (16) para a disputa do Campeonato Sul-Americano, a seleção brasileira feminina de vôlei treina a partir das 17h desta quinta-feira (17) no ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, Geraldão, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife. A movimentação será dividida em duas partes. A primeira, fechada ao público. Já das 18h às 19h, os fãs de vôlei vão poder acompanhar o treino.
Pela manhã, as atletas deixaram o hotel cedo e fizeram trabalhos de academia. O Brasil estreia no próximo sábado (19), quando enfrenta o Chile, às 20h30, pela primeira rodada da competição, que também marca Argentina x Peru às 18h - veja tabela abaixo. A Colômbia é a outra participante do torneio. O piso especial para os jogos de vôlei já foi praticamente concluído. A Argentina já treinou no local na parte da manhã.
O Sul-Americano de Vôlei será o último grande desafio no calendário feminino antes do Pré-Olímpico, que acontece no Japão, na metade final de setembro, e classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris, ano que vem.
A seleção brasileira soma 22 ouros e 11 pratas na categoria feminina. É considerada a principal favorita para o título da competição. O Sul-Americano é disputado no formato de pontos corridos. Uma vitória por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 garante três pontos ao vencedor. Já na vitória por 3 sets a 2, o vencedor conquista dois pontos, enquanto a seleção derrotada leva um ponto. Ao final do campeonato, a equipe que somar mais pontos será a campeã do torneio.