Esportes DP

LIVRO

Livro '1958: como ganhamos a Copa na Suécia' conta bastidores da primeira conquista a Seleção Brasileira

Escrito pelo jornalista Fernando Rêgo Barros, livro será lançado nesta quarta-feira no Shopping RioMar

postado em 30/11/2022 11:25 / atualizado em 30/11/2022 14:32

<i>(Foto: Redação)</i>
Em clima de Copa do Mundo no Catar, o jornalista Fernando Rêgo Barros lança nesta quarta-feira, às 19h, em uma livraria da Zona Sul do Recife, o livro 1958: como ganhamos a Copa na Suécia. Em mais de 200 páginas, Rêgo Barros descreve a importância de jogadores como Pelé, Didi e Garrincha e revela que a primeira estrela estampada no uniforme Canarinho não foi obra do acaso.

O jornalista comprova que a primeira conquista em mundiais do Brasil resultou de um planejamento minucioso, nunca visto no futebol nacional. “Desde a década de 1930, nosso jogador era conhecido como um dos mais talentosos do mundo. O talento, no entanto, parecia sumir em momentos decisivos” afirma o jornalista. Daí, completa, surgiram teorias na tentativa de explicar os motivos dos brasileiros não se darem bem nas competições internacionais. Entre elas, “a de que nossos atletas eram temperamentais, excessivamente emotivos, e, por isso, não suportavam a pressão e a responsabilidade sempre presente na reta final de uma Copa”.

Nos cerca de dois anos de pesquisa, Rêgo Barros bateu à porta dos campeões ainda vivos e entrevistou Zito, Pepe, Dino Sani e Zagallo. Contextualizar o momento histórico, com o Brasil governado por Jucelino Kubitschek e o planeta sob a tensão da Guerra Fria. Foi à procura de imagens da época e garimpou gravações originais da partida Brasil x Suécia. “Assisti a mais de 20 vezes esse jogo”, revelou.

O livro custará R$ 70 (impresso) e R$ 30 (e-book). O evento no shopping é gratuito para quem quiser o autógrafo do autor.

Serviço:
Lançamento do livro ‘1958: como ganhamos a Copa na Suécia’
Quando: 30 de novembro (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Livraria Leitura, no Shopping RioMar
Entrada franca

Tags: bastidores mundial titulo suecia da copa livro catar mundo do copa