Esportes DP

COLUNA

Veja a opinião de Beto Lago no Diario esportivo sobre a vitória do Santa Cruz contra o Globo

A inspiração ainda não apareceu, mas venceu na base da transpiração, esses três pontos podem ajudar a tranquilizar o ambiente, fora dos gramados

postado em 15/06/2023 08:21 / atualizado em 15/06/2023 08:36

<i>(Foto: Evelyn Victoria/SCFC)</i>
Transpiração coral
Vitória do Santa Cruz por 3x0 e a liderança isolada no seu grupo no Brasileiro da Série D. Mas, com algumas boas doses de emoção na reta final para os mais de 11 mil torcedores que foram ao Arruda. A inspiração ainda não apareceu, mas venceu na base da transpiração. Esses três pontos podem ajudar a tranquilizar o ambiente, principalmente fora dos gramados. Claro que a partida poderia ter sido mais fácil. Contra um limitado Globo/RN, lanterna do grupo, esperava que tudo seria definido ainda no primeiro tempo. Mas foi uma etapa cruel, com domínio em campo e pecando demais nas finalizações. Não conseguia transformar a superioridade em gols. Ansiedade era visível. A falta de Erick na trave coral deixou o torcedor com o coração na mão. Por isso que as vaias ao final do primeiro tempo eram justas. Precisava mudar. As entradas de Chiquinho e Wagninho, ambas no intervalo, e depois de Miullen transformaram a equipe. Veio o primeiro gol, com Emerson Galego, aos 10. Seria suficiente para tranquilizar, mas tinha que ter emoções até o final. Primeiro, com bolas alçadas na defesa, quando o time potiguar assustava. Depois, com as explosões de alegrias, com Ian Oliveira, com um belo gol de falta, e Miullen, com oportunismo, sacramentando o resultado. Nada de vaias. Virou lua de mel. Os jogadores deixaram o Arruda com os aplausos e o carinho da torcida. O bom futebol ainda não chegou, é verdade, mas não se pode desprezar a força e a transpiração deste grupo em busca da vitória. 

Frustrado
Presidente da FPF, Evandro Carvalho fez uma explanação na reunião do Conselho do Sport sobre os problemas que envolvem torcidas organizadas. Com a experiência de quem militou em várias áreas da segurança pública, Evandro se sente frustrado por não ver uma solução definitiva para os casos de violência, reforçando que isso é um problema social do nosso País. 

Sem visitantes
Já existe uma forte inclinação do Ministério Público Federal e das forças de segurança para aplicar uma punição dura, que seria apenas torcida única nos jogos pelo País. Não vejo como solução o impedimento dos torcedores visitantes os estádios. A violência no futebol nacional precisa de uma ampla discussão, sem decisões apressadas.

Como vai ser?
O presidente Lula sancionou a nova Lei Geral do Esporte, revogando todas as outras leis. Porém, vetou três pontos: cláusulas indenizatórias dos contratos dos atletas, criação da Autoridade Nacional para Prevenção e Combate à Violência e à Discriminação no Esporte; e a criação do Fundo Nacional do Esporte. 

Relatório
O Relatório Convocados, em parceria com a Outfield e Galapagos, mostrou que 40 principais clubes do País tiveram uma recuperação econômica pós-pandemia, com uma arrecadação que chegou a R$ 8 bilhões. Porém, o endividamento também subiu, atingindo as cifras de R$ 10 bilhões. Clubes que mais preocupam: Atlético/MG, Corinthians, São Paulo, Internacional e as novas SAFs, que ainda estão em processo de reorganização financeira.

Tags: santa cruz beto lago coluna vitoria globo serie d liderança