Esportes DP

NÁUTICO

Candidatos à presidência do Náutico: Plínio Albuquerque almeja profissionalização da gestão do clube

Pleiteando a vaga pela chapa Inova Náutico, empresário deseja que profissionais sejam responsáveis pelo futebol e garante Sangaletti como executivo

postado em 29/11/2021 08:00 / atualizado em 29/11/2021 15:12

<i>(Foto: Rafael Vieira/Esp. DP Foto)</i>
Com o fim da Série B, e às vésperas da eleição do próximo dia 5, que vai eleger o presidente que comandará o Náutico no biênio 2022/2023, o Esportes DP inicia, hoje, uma série de entrevistas com os três candidatos a assumir o clube alvirrubro. O primeiro entrevistado é o empresário Plínio Albuquerque, que disputa o pleito pela chapa Inova Náutico.

O principal foco da campanha do candidato é a profissionalização do clube. Plínio revelou seu desejo por uma estrutura de comando com menos interferência do executivo dentro do vestiário, deixando a tarefa para os profissionais que assumirão os cargos no futebol. Além da vontade de manter o técnico Hélio dos Anjos na próxima temporada, o candidato projetou uma maior assertividade nas contratações, a fim de um sucesso maior no futebol. Confira abaixo o bate-papo:

Quem é Plínio Albuquerque?
 
Um torcedor comum, de arquibancada, que gosta de ir para os jogos e comemora junto com o clube. Um alvirrubro que participa. Estamos pleiteando a eleição do dia 5 de dezembro com a chapa Inova Náutico, e a gente entende que o clube, o torcedor, necessita mais, deseja um clube mais brigador, que participe das competições, lute por títulos regionais, nacionais, e que seja bem gerido. Plínio tem um grupo que está focado em profissionalizar e ajudar o Náutico. Queremos deixar um legado para a torcida.

O principal tema da sua candidatura é a profissionalização. Como pretende fazê-la?
 
Essa é a nossa grande bandeira. Vamos profissionalizar o Náutico. Entendemos que passa por vários aspectos, da secretaria do clube ao futebol. O sócio precisa ser respeitado. Desde a compra do ingresso a entrar no estádio precisa ser monitorado. Queremos minimizar os erros. A gente precisa avançar dentro desse profissionalismo em qualquer setor do clube.

Quem será o executivo de futebol e qual será seu papel?
 
Sangaletti foi um nome indicado por Muricy Ramalho. É um profissional que eu pude conversar algumas vezes. Está bem preparado e aceitou nosso desafio. O papel dele será fazer a interlocução com os clubes, e é um cara que fala a linguagem do atleta. Vai ser cobrado pelas contratações, pelo contexto de gestão do futebol. Na nossa gestão não vai ter presidente e diretor dentro do vestiário. Quem tem que ficar são os profissionais do futebol. Quem vai fazer esse elo com os atletas é Sangaletti. Tanto interno quanto com outros clubes. A gente precisa montar um time forte, que brigue por títulos.

Como será o processo de contratação?
 
Serão por meritocracia. Por análises técnicas. Eu estarei gerindo o clube e cobrando os profissionais da minha diretoria. A contratação passa por uma avaliação técnica do nosso Centro de Análise de Desempenho, que faz um filtro, e entrega ao executivo de futebol. O executivo, junto com a comissão técnica e com o corpo diretivo, vão avaliar os nomes. A gente precisa delegar aos profissionais especialistas do setor, e depois cobrar os resultados, porque vamos ter metas a serem cumpridas. Precisamos fazer o possível para o clube crescer mais.

Análise do elenco atual
 
Analiso que os acertos foram mínimos. Desde o início da gestão. O índice de acerto nas contratações é muito pequeno, porque não há um planejamento e um acompanhamento técnico. Trouxemos jogadores vindo de lesão, a prova é o próprio Yago. A culpa não é dele, porque ele tentou desempenhar as funções. O elenco precisa ser melhorado. Vamos avaliar quem tem contrato ou não. Quem vem fazendo isso é Sangaletti, com as informações que a gente tem. Não temos muito acesso. Não há transparência, seja no setor financeiro, no futebol, contratos. Quando passar as eleições teremos pouco tempo para entrar em ação e poder, de fato, avaliar todos os aspectos do clube. A gente precisa ser transparente. Do que é público, temos feito uma avaliação. Pretendemos manter Hélio dos Anjos. Pude conversar com ele. O perfil dele encaixa muito com o de Sangaletti. Estamos tranquilos com o trabalho de Hélio e contentes de contar com ele na próxima temporada.

Como será feita a integração da base com o profissional?
 
Estamos contratando um coordenador da base. Ele vai cuidar do elo entre a base e o profissional. Fora os treinadores que já existem na base, que vão passar pela avaliação da nossa diretoria de futebol, vamos contratar esse coordenador, para nos ajudar nessa transição. Temos que cuidar dos que já subiram ao profissional e garimpar novos valores para nossas equipes de base. Entendemos que o Nordeste é uma região de muitos jovens valores. Hoje, o Náutico não tem uma nutricionista, um psicólogo. No Inova Náutico isso já está desenhado. Entendo que para formar um cidadão precisam ter setores que o auxiliem nessa construção.

Pretende manter a política de austeridade?
 
Eu não pretendo manter a política da atual gestão, porque não é uma política de boa gestão. Não é uma política de austeridade. É uma política da falsidade. Da ilusão. Eu vou manter uma política de busca de recursos, aumento de receitas, para que eu possa investir essa receita no futebol, que é o carro-chefe, e na base, no centro de treinamento. Como vou falar de austeridade se a gente tem hoje mais de 100 ações. Os únicos treinadores que receberam salários e acordos após contrato foram os dois primeiros, Roberto Fernandes e Márcio Goiano. A partir deles, todos os outros não receberam e entraram na Justiça contra o Náutico. 

Como você pretende gerir as dívidas e o passivo?
 
Gerir o clube é minha principal missão. E gerir o clube envolve dívida, passivo, funcionário, secretaria, envolve tudo. Preciso manter um bom clima. O clima hoje é muito pesado, muito difícil. O passivo faz parte. Para isso, eu trago meu vice-presidente, o promotor Valdir Mendonça, com mais de 20 anos de serviços prestados na gestão pública. Meu vice-presidente jurídico, Aluísio Xavier, que foi duas vezes presidente da OAB, que advoga para muitas empresas à nível nacional. Fora isso, temos um pré-contrato com uma empresa de gestão, que geriu o administrativo do Flamengo por cinco anos, e vem gerindo o Coritiba. A especialidade dela é aplicar a SAF no clube de futebol. A SAF é uma lei que acabou de ser sancionada pelo Governo Federal, que nos permite pegar o passivo, prolongar o prazo de pagamento e reduzir os juros. Para isso, a SAF nos pede uma transparência documental e de gestão, para que o credor possa acreditar nessa gestão. Vamos implantar um modelo de gestão profissional aliado a essa empresa que já tem um network e experiência.

Quais são os projetos para o centro de treinamento?
 
Primeiro é cuidar do CT. Preciso de recursos. Temos parceiros que vão nos ajudar a cuidar do centro de treinamento. Fora isso, vou destinar uma parte do valor do ingresso das partidas para o CT e base. Com isso, o objetivo é que o centro de treinamento possa gerir os seus recursos. Estamos em conversa com uma grande rede de academia, que vai colocar uma grande academia no ct profissional. Vamos destinar uma academia para a base também, que hoje, usa, em alguns momentos, a academia dos profissionais. Vamos construir mais dois campos, que estão previstos no projeto e aprovados pela Prefeitura. Isso, para a base e o futebol feminio terem uma estrutura melhor. Quero dizer para as meninas do futebol que elas não vão passar mais pelo que vêm passando. Sem estrutura, alojamento, sem campo próprio. Vamos dar todo apoio e estrutura para que as meninas possam ganhar mais títulos.

Como abordará o marketing e a campanha de sócio do clube?
 
Aproximar o torcedor para o clube é muito importante. Para isso, temos projetos. O torcedor precisa enxergar que ele está ajudando o clube, mas que tem benefícios dentro do clube. Vamos fazer isso através de campanhas e do cuidado da nossa casa, os Aflitos, para que possamos receber bem nosso maior patrimônio, que são os torcedores. Precisamos cuidar dos banheiros, gramado, acesso ao estádio. O torcedor precisa sentir prazer em estar nos Aflitos. Isso envolve um restaurante melhor, uma estrutura de espaço kids, para que a família possa estar nos Aflitos. Envolve segurança também. Hoje, torcedores entram no clube com camisas de outros times. Não é que a gente não possa receber. Mas isso precisa ser feito com ordem, segurança e com planejamento. Não podemos deixar qualquer pessoa, torcedores com camisas de outros times, dentro da nossa casa. Vamos mostrar aos torcedores planejamentos, propostas e uma comunicação direta, para que entendam que tipo de benefício vão ter ao se associar ao clube.

Por que o Inova Náutico merece o voto do sócio?
 
Merece, porque é diferente. O Inova Náutico vai profissionalizar o Náutico. Trazer profissionais capacitados para gerir o clube. Não vai ter parente gerindo o clube. Nem amiguinho. Vão ter profissionais que estudaram e se preparam para a função. Vai ter um futebol campeão, que não vai ter só título estadual. Um futebol que vai lutar pela Série A, que vai chegar lá. Vai lutar pela Copa do Nordeste, avançar na Copa do Brasil. A torcida do Náutico é a mais fiel do nordeste. Ela quer títulos. A torcida quer respeito, quer uma gestão de credibilidade. Eu tenho a certeza que  a torcida e o sócio acredita no Inova Náutico, por todos os projetos que temos e por todo o grupo que nos apoia, que não querem tirar proveito do Náutico. Eles querem colocar o Náutico em outro patamar de gestão.
 
 
VEJA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA
 
 

Tags: inova nautico plinio albuquerque chapa profissionalizacao eleicao nautico