Retrô venceu o Náutico por 1 a 0, em partida pela primeira fase do Pernambucano (Foto: Rafael Vieira / DP Foto)
Náutico e Retrô duelam por confronto decisivo nesta segunda-feira (3), às 16h, válido pelas quartas de final, em jogo único, do Campeonato Pernambucano 2025. Duelo acontece no estádio dos Aflitos e não terá a presença do público, devido ao carnaval. A partida será transmitida pelo canal Goat e pela TV FPF, ambos no YouTube.
O confronto será decidido em apenas um jogo, com o mando da equipe de melhor campanha na primeira fase. Quem avançar, enfrenta a equipe do Maguary nas semifinais em uma disputa de ida e volta, sendo o segundo confronto na casa do Azulão de Bonito.
Timbu e Fênix voltam a protagonizar duelo decisivo, após encontros recentes importantes pelo Estadual. O principal embate aconteceu em 2022, quando as equipes realizaram a final do Pernambucano e após vitórias por 1 a 0 de cada um dos times, clube alvirrubro levou o título nos pênaltis.
Duelo voltou a acontecer no mata-mata do Pernambucano de 2024. Na ocasião, equipes se enfrentaram pelas semifinais e também após um triunfo para cada lado, jogo foi para as penalidades máximas, com mais uma vez o Náutico levando a melhor.
Apesar de ter triunfado nos dois embates decisivos, o Timbu tem retrospecto negativo no histórico contra a Fênix de Camaragibe. No total de 10 encontros entre as equipes, o Retrô venceu cinco, o Náutico venceu três e mais dois jogos terminaram empatados.
No primeiro encontro em 2025, o Retrô levou a melhor pelo placar de 1 a 0, em partida válida pela 6ª rodada da primeira fase do Pernambucano. Vale lembrar que as equipes ainda têm mais dois duelos confirmados nesta temporada, por jogos de turno e returno do Campeonato Brasileiro da Série C.
O Náutico chega para o duelo após sequência de duas derrotas consecutivas. Timbu foi derrotado pelo Decisão na última rodada da primeira fase do Pernambucano, jogo que custou vaga direta para semifinal, e depois foi goleado pelo CSA, por 4 a 1, pela Copa do Nordeste.
A derrota no Estadual, inclusive, frustrou o planejamento de “folga” da equipe alvirrubra. Tendo que jogar duelo de quartas, Náutico já voltará a campo na próxima quinta-feira (6), em visita ao Sampaio Corrêa pela Copa do Nordeste.
Pressionado por melhores resultados, o Náutico deverá ir com força máxima para o duelo. Estreante na partida contra o CSA, o atacante Vinícius é uma das grandes esperanças no ataque alvirrubro. Atleta recém-chegado já iniciou como titular frente ao CSA e deverá ser mantido entre os 11 iniciais.
A expectativa fica pela formatação ofensiva que o técnico Marquinhos Santos deverá usar, podendo manter a dupla de ataque formada por Paulo Sérgio e Vinícius ou promover a entrada de Samuel Otusanya, que formaria um trio de ataque. Com essa alternativa mais ofensiva, o time abriria mão do esquema de três volantes que vem sendo bastante utilizado na temporada e Sousa ou Wendersonpodem deixar o time.
O comandante alvirrubro não deverá ter novos desfalques para o jogo. Seguem no departamento médico os zagueiros Fagner Alemão e Rayan e o lateral-esquerdo Luiz Paulo.
A Fênix de Camaragibe chega para duelo desta segunda após uma importante e milionária classificação na Copa do Brasil. Clube azulino venceu o Jequie-BA fora de casa e confirmou vaga na segunda fase da competição nacional, embolsando uma quantia de R$ 1 milhão.
Apesar de vitória, o clube demitiu o treinador Evaristo Piza após apenas oito jogos no comando da equipe. Retrô vem fazendo uma temporada abaixo das expectativas e já teve dois treinadores em 2025.
Na primeira fase do Estadual, clube ficou apenas com a 6ª posição, última vaga classificatória, e terá que decidir todos os jogos como visitante se quiser título pernambucano inédito.
Ficha do jogo
Náutico: Muriel, Marcos Ytalo, Léo Coltro (Odivan), Felipe Santana e Igor Fernandes; Sousa, Auremir, Wenderson (Otusanya) e Patrick Allan; Vinícius e Paulo Sérgio. Técnico: Marquinhos Santos.
Retrô: Fabian Volpi; Gedeilson, Claudinho, Rayan Ribeiro e Salomão; Fabinho, Gledson, Luiz Henrique e Radsley; Mascote e Maycon Doulgas. Técnico: Wires Souza.
Local: Aflitos
Horário: 16h
Árbitro: Wilton Pereira (Goiás)
Assistentes: Guilherme Camilo (Minas Gerais) e Brigida Cirilo (Alagoas)
VAR: Tiago Nascimento
Transmissão: Canal Goat e TV FPF (ambos no YouTube)