Esportes DP

SANTA CRUZ

Chegando no Santa Cruz, Martín Rodríguez tem missão de reverter histórico de estrangeiros no clube

Goleiro uruguaio teve ano conturbado em 2020, com lesão e troca de time

postado em 26/02/2021 07:00 / atualizado em 26/02/2021 08:59

<i>(Foto: Letícia Fernandes/EC Vitória)</i>
O Santa Cruz já tem os primeiros reforços para 2021. A principal cara nova no elenco coral, até o momento, é o goleiro uruguaio Martín Rodríguez, que na busca por se firmar sob a meta coral, terá o desafio de reverter o histórico recente de estrangeiros com a camisa do Santa. Neste século, apenas três conseguiram chegar ao 10º jogo no Tricolor.

Martín é um goleiro experiente. Aos 31 anos, ele vai para seu sétimo clube, o terceiro no Brasil, depois de passar por Vitória e Operário-PR. Em um ano e meio no país, ele somou 38 jogos. Sua chegada à Bahia aconteceu em julho de 2019 e ele logo assumiu a meta na disputa da Série B. Na estreia da temporada 2020, porém, ele sofreu uma grave lesão que o tirou dos gramados, voltando ao Leão da Barra sem vaga no time titular.

Longe do time principal, Martín deixou o Vitória e acertou com o time de Ponta Grossa em outubro passado. Ele ainda chegou a assumir a meta titular do time durante nove partidas na reta final do campeonato, mas, ao fim do ano, o Fantasma optou por não renovar seu contrato, deixando o caminho livre para seu acerto com o Santa Cruz, onde deve assumir a titularidade, sobre as concorrências de Jordan, Filipe Silva e Jaime.

Vindo de um ano complicado, Martín espera se reencontrar no Santa. Por aqui, ele terá a oportunidade de ter a maior sequência de um estrangeiro com a camisa coral desde a saída do ídolo Mancuso, em 1999. Desde então, nove gringos passaram no Arruda, a grande maioria deles não teve nenhum brilho e poucos seguem lembrados pela torcida.

Nesse tempo, alguns apareceram mais, como Jhonson (12), Pisano (15) e Gino (16), únicos a passar dos 10 jogos. Eles somaram todos os cinco gols estrangeiros do Santa no período, mas saíram em campanhas marcadas por rebaixamentos. Outros, porém, quase não jogaram, como Coronel (1), Bolaños (3) e Alegre (5). O cenário foi quase sempre o mesmo: grande expectativa, forte pressão por resultados imediatos e saída no ostracismo após poucas oportunidades, algo que Martín tentará mudar a partir desta sexta, quando se apresenta no Arruda.

OS GRINGOS DO SANTA NO SÉCULO XXI

2001-2002 - Koichi Hashimoto (meia, JAP)
2007-2008 - Johnson (atacante, ANG)
2013 - Fabián Coronel (volante, ARG)
2016 - Alex Bolaños (volante, EQU)
2016 - Matías Pisano (meia, ARG)
2016-2017 - Gabriel Vallés (lateral, ARG)
2017 - Federico Gino (volante, URU)
2017 - Facundo Parra (atacante, ARG)
2020 - Derlis Alegre (atacante, PAR)

Tags: martin rodriguez santa cruz goleiro estrangeiro elenco