Esportes DP

SANTA CRUZ

Com decisões questionáveis, gestão do Santa Cruz enfrenta início de temporada conturbado

Em meio à preparação do Santa Cruz para a Série C, a reportagem do Diario de Pernambuco fez um balanço do início de temporada caótico

postado em 15/05/2021 04:00 / atualizado em 15/05/2021 04:19

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)</i>
Prestes a completar três meses de trabalho, a nova gestão do Santa Cruz tem enfrentado problemas no comando do clube. Com pouco tempo para planejar a temporada, já que as eleições foram adiadas e a posse só aconteceu dez dias antes do primeiro jogo oficial, a diretoria executiva não conseguiu obter sucesso na maioria das decisões tomadas até o momento. Em meio à preparação do time para a Série C, a reportagem do Diario de Pernambuco fez um balanço do início de temporada conturbado no Arruda.

REFORMA DO ESTATUTO

Uma das principais promessas de campanha do presidente Joaquim Bezerra e do grupo de oposição “ProSanta”, a reforma do estatuto foi prontamente convocada para votação dos sócios, em um dos primeiros atos da nova gestão. Com o edital assinado,  98% dos associados aprovaram pelo novo regimento, que promete modernizar e democratizar o Santa Cruz.

DISPENSAS E SAÍDAS DE JOGADORES

De maneira inesperada, com apenas cinco jogos na temporada, o Santa Cruz anunciou as dispensas de Paulinho e Didira, até então titulares absolutos do time, sob a justificativa de que “não quiseram produzir”. A saída de jogadores do elenco não parou por aí. Outros dez atletas deixaram o clube por diferentes motivos: Danny Morais, Célio Santos, Martín Rodríguez, Filipe Silva, Augusto Potiguar, Péricles, Vinícius Balotelli, Elicarlos, Marcos Vinícius e Maxwell.

MUITAS CONTRATAÇÕES

O erro no planejamento do futebol fica evidente no número alto de reforços contratados para a temporada. Em menos de três meses, 22 jogadores foram anunciados pela diretoria. Dos reforços, praticamente nenhum conseguiu corresponder dentro de campo, seis já deixaram o Santa Cruz e quatro ainda não estrearam.

TROCAS NO COMANDO

As mudanças não foram exclusividades do elenco. Sem interesse na renovação de Marcelo Martelotte, a nova gestão anunciou o técnico João Brigatti, que foi demitido na véspera da segunda fase da Copa do Brasil. Alexandre Gallo foi o escolhido para substituí-lo, mas só durou três jogos no comando e pediu demissão. Agora, Bolívar tem a missão de conduzir o Santa Cruz na Série C. Além das duas trocas de treinadores, o executivo de futebol também mudou. Nei Pandolfo foi para o rival Sport, enquanto Fabiano Melo chegou.

ELIMINAÇÕES

Dentro de campo, o Santa Cruz foi eliminado de todas as competições que disputou. Na Copa do Nordeste, fez a pior campanha da história do clube com sete derrotas e apenas uma vitória. Já na Copa do Brasil, parou na segunda fase ao perder para o Cianorte. Por último, foi eliminado contra o Náutico na semifinal do Campeonato Pernambucano, quebrando um tabu de 11 anos.

CALENDÁRIO 2022

Sem chegar à final do Campeonato Pernambucano, o Santa Cruz está fora da Copa do Brasil e do Nordestão do próximo ano. Com isso, as eliminações na temporada já causaram impactos para o calendário do ano que vem, comprometendo ainda mais a situação financeira do clube.

Tags: Santa Cruz eliminações temporada diretoria gestão levantamento balanço futebol