Esportes DP

ERRANDO O ALVO

Santa Cruz tem média de uma contratação por semana na temporada; veja números

Tricolor anunciou mais de 30 jogadores em 2022, mas poucos vingaram em campo

postado em 16/08/2022 08:00 / atualizado em 15/08/2022 21:21

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP Foto)</i>
A temporada do Santa Cruz vem sendo marcada por erros sucessivos. E num curto espaço de tempo, diga-se de passagem. Dentre os principais, estão as contratações, já que tudo é decidido nas quatro linhas. O Tricolor contratou, ao todo, 34 atletas em 2022, totalizando média de um ‘reforço’ por semana. Números que não foram refletidos em campo, sobretudo após eliminação melancólica na Série D do Campeonato Brasileiro. 

Os 34 contratados totalizam, também, mais que o triplo dos 11 titulares que foram a campo na partida mais importante do ano, quando o Mais Querido foi derrotado por 1 a 0 pelo Tocantinópolis, dando adeus ao sonho do acesso à Terceirona. Na ocasião, o Santa até criou chances de marcar, mas acabou se atrapalhando nas próprias pernas e viu o adversário comemorar a classificação com um gol marcado aos 42 minutos do segundo tempo. 
 
O número de chegadas soa ainda mais contraditório quando se analisa a participação de alguns jogadores específicos. De todos anunciados, Hugo Cabral é um dos poucos que foi unanimidade entre os torcedores. Muito por conta disso, pode estar deixando o Arruda. Contratado para a Quarta Divisão, Hugo participou efetivamente de oito gols  — sete tentos e uma assistência —, o equivalente a 50% das bolas nas redes corais pela competição, 16.

“Era muito difícil contratar com qualidade naquele momento (na abertura da janela). Jogadores que pudessem vir e ser utilizados imediatamente. A gente chegou a cogitar em alguns momentos alguma contratação, mas sempre trabalhamos em cima de jogadores que estavam há dois ou três meses parados. A gente não teria tempo para que eles fossem preparados dentro do clube para essa fase decisiva. Confiamos nesse elenco”, disse o técnico Marcelo Martelotte sobre contratações. 

Em campo, o roteiro foi diferente do discurso de Martelotte. O Santa abusou de perder chances nos dois jogos com o Tocantinópolis e ficou pelo caminho, restando apenas a seletiva da Copa do Nordeste na sequência da temporada, ainda sem data ou adversário definido. 

A conta das contratações do Santa na temporada

Dias: 228
Contratados: 34
Média: 1 a cada 6,7 dias

Os contratados: 

Goleiros: Jefferson e Kléver;

Defensores: Alex Alves, Doni, Alemão, Luan Bueno, Edson Ratinho, Jefferson Feijão, Lucão, Dudu Mandai, Marcos Martins* e Ítalo;

Meio-campistas: Arthur, Anderson Ceará, Elyeser, João Erick, Gilberto, João Henrique, Chiquinho, Rodrigo Yuri, Esquerdinha, Daniel Pereira, Matheus Lira, Wescley e Guilherme Castro;

Atacantes: Fabrício, Ariel, Hugo Cabral, Lucas Silva, Ytalo, Raphael Macena, Rafael Furtado, Matheuzinho, Mateus Anderson* e Walter;

*Marcos Martins e Mateus Anderson chegaram no fim de 2021, mas só atuaram este ano

Tags: santa cruz, contratações, temporada, uma por semana, 34, tricolor, mais querido, reforços, 2022