Santa Cruz aposta suas fichas em atletas da base (Foto: Divulgação/SCFC)
‘Nossas jóias, nosso futuro’. Em crise financeira e sem recursos para trazer grandes reforços para este ano, o Santa Cruz entra para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D apostando nos garotos da base. No início desta temporada, Ranielle Ribeiro já tinha começado o processo de promover os atletas formados no Ninho das Cobras. Hoje, dos mais de 25 nomes que compõem o elenco do Tricolor, nove passaram pelo departamento de formação de atletas da base coral. Estão sendo utilizados pelo técnico: Rokenedy (goleiro); Ítalo Melo, Dudu Ferraz e Eduardo Guedes (zagueiros; Jadson (lateral); Carlos Henrique (volante); Marcelinho (meia); Gabriel Cardoso e Dayvid (atacantes).
O torcedor fica contente quando se sente representado dentro de campo por jogadores que entendem a história do clube, se dedicam e jogam com paixão. Em entrevista ao Cast Coral, o técnico Felipe Conceição falou sobre a identificação dos atletas oriundos das categorias de base. Em especial, o comandante coral falou sobre o defensor Eduardo Guedes, que atuou de titular nas últimas partidas e foi um dos atletas que mais sofreram com a desclassificação no Pernambucano.
“O Guedes quando eu cheguei era a quinta opção, cinco dias depois, era o meu titular. E vai continuar sendo, porque é um grande jogador e da base tem identificação com o clube. É um dos que mais sofreram com a derrota, não sentiu jogo nenhum. O atleta quando entrou contra o Bela Jardim e contra o Petrolina fez um grande jogo. Jogou muito mais do que atletas mais experientes, naquele momento, e num momento difícil. Teve a confiança também do comandante e atleta jovem precisa disso”, destacou.
Para ficar de olho
GOLEIRO
Aos 20 anos, o goleiro Rokenedy retornou ao Arruda após passar por diversos clubes na curta carreira. Após o destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2020, o arqueiro renovou com o Santa Cruz e foi emprestado ao Athletico Paranaense. De lá o atleta se transferiu para o São Paulo, onde chegou a treinar na equipe profissional com o técnico Rogério Ceni. Neste ano, voltou ao futebol pernambucano para atuar na Maguary. No clube, o jovem arqueiro enfrenta uma dura concorrência com o destaque da temporada Michael e do reserva imediato Geaze.
DEFESA
O setor defensivo é composto pela maior quantidade de jogadores das categorias de base, os zagueiros Ítalo Melo (23 anos), Eduardo Guedes (20 anos), Dudu Ferraz (20 anos) e o lateral-direito Jadson (20 anos). Todos esses atletas já foram emprestados para clubes menores, com o intuito de adquirir rodagem para assumir a titularidade na equipe. Nos últimos treinamentos, Felipe Conceição vem optando por Ítalo Melo e Guedes para compor a defesa titular.
MEIO DE CAMPO
No meio de campo, Marcelinho foi o principal nome do clube na categoria Sub 20 na temporada passada. No profissional desde o início do ano, o jogador vinha ganhando minutagem com Ranielle Ribeiro e chegou a marcar seu primeiro gol pela equipe principal, contra o Caruaru City. Por outro lado, escanteado no começo do ano, o volante Carlos Henrique acabou sendo emprestado ao Belo Jardim para disputa do Pernambucano, onde atuou em seis jogos e retornou para a Série D.
ATAQUE
No setor ofensivo, Dayvid pode ser a grande surpresa do Santa Cruz na temporada de 2023. O atleta de 19 anos, vem cumprindo uma função bastante interessante atuando de atacante de beirada. O jogador disputou 22 partidas, chegando a atuar de titular com os dois treinadores. Já o atacante Gabriel Cardoso, conhecido na base pelo apelido de BEN 10, entrou em 12 jogos, apesar de não ter marcado gols pelo profissional, o jogador é lembrado pelo torcedor coralpor quase marcar aquele que seria o gol da vitória no clássico contra o Sport.
Minutagem jogadores da base em 2023 no Santa Cruz: