Esportes DP

SANTA CRUZ

Eliminado no Estadual, Santa Cruz depende de rivais para garantir vaga na Copa do Nordeste

Com a desclassificação, o clube não tem mais chances de garantir vaga na Copa do Brasil, deixando de participar na competição mais rentável

postado em 05/04/2023 08:29 / atualizado em 05/04/2023 08:31

<i>(Foto: Sandy James/DP Foto)</i>
Rivais históricos, benefício mútuo. É claro que por toda rivalidade que envolve o Trio de Ferro, o torcedor do Santa Cruz jamais torceria pelo título do Sport ou Náutico no Pernambucano. No entanto, caso os rivais alcancem a final do torneio Estadual de 2023 acabaria beneficiando a Cobra Coral, já que por conta da eliminação, no momento o clube não está garantido na Copa do Nordeste. O Tricolor terá que contar com uma final entre os seus principais rivais para adquirir uma vaga na seletiva do torneio Regional.

Caso a final não seja formada por um Clássico dos Clássicos, a Cobra Coral automaticamente não terá vaga na competição. Isso porque, o regulamento do torneio prevê que Pernambuco detém quatro vagas na Copa do Nordeste: o campeão e o melhor time do estado no ranking da CBF garante vaga na fase de grupos. Além disso, o vice-campeão e o segundo melhor clube do estado no ranking da CBF assegura vaga na fase Pré-Copa.

Diante desse cenário, o Tricolor só pode entrar no Nordestão como a segunda equipe pelo ranking da CBF na fase de Pré-Copa. Uma vez que Náutico ou Sport, entrariam como melhor ranking do estado. Em caso de título de times fora da capital, o Sport garante vaga na fase de grupos e o Náutico na fase Pré-Copa.

Fora da Copa do Brasil de 2024

O Santa Cruz foi eliminado do Campeonato Pernambucano nesta terça-feira ao perder para o Petrolina nas penalidades, no estádio Paulo Coelho. Com a desclassificação, o clube não tem mais chances de garantir vaga na Copa do Brasil de 2024, a competição é considerada a mais rentável do país. De acordo com o regulamento, o Estado tem  direito a três vagas na Copa do Brasil, distribuídas entre: campeão, vice e terceiro colocado, que será o clube eliminado das semifinais com melhor campanha na primeira fase. Na semana passada, ainda na fase de grupos do Estadual, a Cobra Coral ficou sem chances matemáticas de se classificar para a Série D.