Tocedores tentaram invasão do gramado do Arruda (Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)
O árbitro Leonardo Ferreira Lima, que apitou o duelo entre Santa Cruz e Potiguar de Mossoró, neste último domingo, relatou na súmula da partida que torcedores tentaram invadir o campo após o término do jogo, que deixou o Mais Querido em situação delicada no Grupo A3 da Série D. Ainda na descrição, o árbitro diz que a ação foi impedida pela Polícia Militar. Diante dos atos de violência, o Tricolor deverá ser denunciado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que pode solicitar a interdição preventiva do estádio do Arruda até o julgamento do caso.
Do lado de fora do Arruda, houve confronto entre torcedores e policiais, principalmente na Avenida Beberibe, com muitas explosões, bombas de efeito moral e gás de pimenta nos arredores do estádio. Além disso, os vândalos tentaram invadir os vestiários. Com isso, a assessoria do clube optou pelo cancelamento da coletiva do novo treinador, Evaristo Piza, que fez sua estreia no tricolor.
Denúncia/Pena
A Cobra Coral pode ser denunciado no Artigo 213 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que trata sobre 'deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto' e 'lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo', que prevê multa de até R$ 200 mil, além de perda de um a 10 mandos de campo.
Súmula
“Informo que após o término da partida houve um tumulto generalizado na torcida do Santa Cruz, onde tentaram invadir o campo de jogo, entrando em confronto com a polícia militar, sendo contido pelo policiamento presente”, escreveu o árbitro na súmula da partida.
Protestos
Durante a semana que antecedeu o confronto contra o Potiguar-RN, membros da principal organizada do Santa Cruz invadiram o treino no Arruda para cobrar o elenco. Além disso, houve protesto na frente da sede do clube com direito a pneus queimados e fogo de artifícios.
Situação do Tricolor na Série D:
O resultado deste domingo (16) complicou a situação da Cobra Coral na Série D do Campeonato Brasileiro, que vai para a última rodada sem depender das próprias forças para continuar sonhando com o acesso. Ainda durante o jogo, muitos torcedores protestaram de maneira pacífica, principalmente contra Antônio Luiz Neto, atual presidente do Santa Cruz.