Vasco perdeu em casa para o Internacional, que lidera a Série A do Brasileiro (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
A missão que parecia tão sofrida no início da Série A para o Sport pode ter data, horário e local para se concretizar, pois com os resultados obtidos por Vasco da Gama e Bahia na 36ª rodada do Brasileirão, o Leão ficou a apenas uma vitória de se garantir na elite nacional, podendo isso pode acontecer na partida que encerra a rodada, quando os rubro-negros recebem o RB Bragantino, na Ilha do Retiro, na segunda-feira, às 20h.
Na 15ª posição, com 41 pontos conquistados e 12 vitórias de retrospecto, caso vença o Massa Bruta, o Leão abriria sete pontos de vantagem para o Vasco, atual 17º colocado, que foi derrotado pelo Internacional, em casa, por 2 a 0, neste domingo, e permanece com apenas 37 pontos ganhos e nove vitórias.
Porém, caso não consiga o triunfo salvador diante do rival da próxima segunda-feira, o Sport ainda pode contar com outra combinação de resultados, uma vez que o máximo de pontos que o Vasco pode chegar é 43, com 11 vitórias, critério de desempate no qual o Leão não pode mais ser alcançado. Assim, caso os rubro-negros não vençam mais na Série A, dois empates nos jogos contra Bragantino, Atlético-MG e Athletico Paranaense seriam o suficiente para o Leão.
Outro time na briga é o Bahia, que empatou com o Atlético-MG, no último sábado e está com 38 pontos (10 vitórias), assim, caso o Leão vença amanhã, já o suficiente para igualar a pontuação máxima que o rival nordestino pode assumir, porém, com uma vitória a mais, não sendo mais alcançado também pelo Tricolor de Aço.
Por fim, a última equipe que ainda sonha com a permanência é o Goiás, que venceu o Botafogo e chegou aos 36 pontos. Com cinco pontos a menos que o Leão, o Esmeraldino precisaria vencer seus dois jogos e torcer para o Leão não pontuar, uma vez que, nos critérios de desempate, a vantagem é pernambucana.