Esportes DP

SPORT

Com foco no gramado, Sport intensifica obras no complexo da Ilha do Retiro

Objetivo da diretoria é concluir as reformas até o início da próxima temporada

postado em 29/06/2022 13:25 / atualizado em 29/06/2022 13:37

<i>(Foto: Pedro Alves/Diario de Pernambuco)</i>
A Ilha do Retiro vem passando por diversas obras nos últimos meses. Porém, a diretoria do Sport intensificou as reformas em todo o complexo em que o estádio está localizado com o objetivo de atrair mais torcedores a se associarem e viver diariamente de toda a estrutura fornecida pelo clube.

Nesta quarta-feira (29), o Sport realizou uma visita técnica junto à imprensa para detalhar todas as obras realizadas na Ilha do Retiro que durou por volta de 2 horas. Uma das grandes reformas planejadas pelo clube, que é a mudança no solo, ainda não iniciou e está prevista para acontecer no final da atual temporada, caso seja arrecadado o valor próximo à R$ 1,2 milhão com parcerias (clique aqui para conferir as imagens da vistoria).

A ideia da diretoria é realizar a troca do solo argiloso para arenoso e facilitar a drenagem que afeta a Ilha do Retiro historicamente. Segundo o vice-presidente de patrimônio, Fortunato Russo, a obra será semelhante a realizada pelo Santa Cruz, mas com uma profundidade ainda maior de rebaixar solo por 60 cm além da atual.

"A gente tem esse problema histórico que já passou da hora de resolver. Foi visto in loco a dificuldade que temos nesse solo impermeável. Em alguns locais tem aquela argila que fica dura não a água sai e parece uma pedra. Precisamos trocar. Temos que descer 60 cm e fazer uma troca dessa desse solo todo. É tornar ele permeável, reconstruir o solo, criar o solo, tornar um solo melhor e vir com uma grama nova, mais moderna. Essa é a ideia" disse o dirigente.

Ao redor do gramado da Ilha do Retiro, será colocado uma grama sintética nas proximidades dos bancos de reservas e no restante será implementado pó de brito.

No entanto, apesar do grande pedido da torcida para uma mudança do gramado tradicional de jogo para o artificial não deve acontecer. Isso porque geraria uma mudança que não se limitaria ao estádio, mas também a reformas nos cinco campos do CT para que não só os jogadores profissionais possam realizar os treinamentos, como os atletas da categoria de base também.

"Sobre a grama artificial, precisamos encomendar um estudo, ver o investimento que vai ser feito, comparar um com o outro, ver qual o melhor de manutenção, da qualidade de jogo, o que os jogadores preferem. Há sempre muita crítica, há críticas para a grama sintética, não é todo jogador que gosta não. Temos que ver com o futebol também. Primeiro em termos de adaptabilidade e claro o custo. Além disso, temos cin campos no CT, dois do profissional e três da base, precisaríamos trocar mais quantos? Então teríamos que ver quanto desses campos teríamos que trocar. Não é só trocar na ilha, temos que pensar numa coisa maior. então precisamos estudar ainda. A princípio é só fazer a troca do profissional" destacou Fortunato.

EXTERIOR DO ESTÁDIO 

Além das obras no interior da Ilha do Retiro, o Sport também realiza obras no entorno do estádio. A principal delas - que já foi divulgada nas redes sociais - é o complexo de tênis. Além das tradicionais quadras do clube, será acrescentado quatro quadras de beach tennis e área social bastante qualificada e acolhedora para todos os rubro-negros, com um investimento em torno de R$ 2,5 milhões fornecidos com parcerias do clube.

"O complexo do tênis vai levar o clube a outro patamar com quadras cobertas, beach tennis, galerias, restaurantes, lugar para evento, enfim. Dentro daquela ideia de Sport para todos em todos os sentidos, abrir o Sport à cidade, ser um centro de gravidade. Acreditamos que esse complexo vai ajudar demais nessa busca. E outros empreendimentos que estamos vendo, como o bar do Delta, será ali ao lado, um local para happy hour e encontro e outras coisas, estamos trabalhando para evolução", completou.

Outra boa novidade é a volta da piscina da Ilha do Retiro que está muito próxima de acontecer segundo o vice-presidente Fortunato Russo. Neste período de inatividade, o clube realizou a troca de uma das bombas que era utilizada desde 1968.

"Sobre a piscina, está para ser reaberta a qualquer momento. Equacionamos um problema de abastecimento e estamos para abrir a área social em breve. Acho que em poucos dias iremos reabrir a área das piscinas sociais. Estamos vendo também a questão da piscina olímpica para reabrir a academia da natação que deve ser liberada nos próximos dias", concluiu.

Segundo Fortunato Russo, a ideia da diretoria é transformar o Sport Club do Recife em um ponto central para receber todos os rubro-negros e gerar receitas para o crescimento do clube como um todo. Por isso, a participação da torcida se associando se torna ainda mais importante para a manutenção e melhoria do equipamento.

"A gente está com campanha maciça em rede social, todo dia sai convites para que o sócio volte e novos se associem. Um dos motivos dessa visita, é que queremos mostrar o que o clube está fazendo para entender e atrair novos sócios. Se não me engano alguma campanha de sócio para incrementar na nova campanha de sócio, mais novas categorias, mas a ideia é essa" encerrou

Tags: fortunato russo neto ilha do retiro sport recife obras reforma gramado