
A delegação da base do Sport já possui viagem marcada para o Torneo di Viareggio, na Itália, que ocorrerá entre os dias 20 de março e 3 de abril. Será a primeira participação do Leão no campeonato, que já contou com clubes como Palmeiras - primeiro participante brasileiro, em 1983 - e Santos, que participou na última edição. Sobre o próximo compromisso dos Leões da Base, o presidente Yuri Romão vê o campeonato como uma chance do clube mostrar suas jóias para a Europa, visando possíveis transferências para o continente no futuro.
“Em relação à base, a gente tem feito uma reformulação completa no departamento, . Estamos profissionalizando e trouxemos pessoas experientes do mercado que já atuaram em outros clubes de forma profissional e o resultado é esse que poderemos ver já no no final de março. O nosso sub-20 vai à Itália participar de um torneio importantíssimo no continente europeu e isso tudo é fruto de muito esforço, não só da gestão, mas também do próprio departamento de base para que a gente possa criar mercado, inclusive, para futuros atletas nossos poderem ir para a Europa”, revelou Romão.
Será a 73ª edição do Torneio di Viareggio, que nunca teve um time brasileiro como vencedor. No último ano, a taça ficou com o Sassuolo, da Itália, que participará novamente da competição em 2023. Além dos atuais campeões, o Sport terá pela frente gigantes da Europa para a disputa do troféu, como Juventus e Inter de Milão.
Inclusive, a base do Sport participará ainda de mais um torneio da Europa nesta temporada. Trata-se da Algarve Cup, que acontecerá em Portugal. A competição costuma reunir clubes como Manchester United, PSG e Porto e deve ser um grande teste para os rubro-negros em 2023. A inscrição do clube nas disputas aconteceu para ampliar o calendário da base em 2023, já que o clube perdeu posições no Ranking Nacional e ficou de fora do Brasileirão Sub-17 e Sub-20.