Sport vive grande fase na temporada, atraindo bom número de torcedores (Foto: Igor Cysneiros/SCR)
O Sport aparece no top 10 em uma pesquisa nacional de torcidas, promovida pela CNN Esportes/Itatiaia/Quaest, e divulgada nesta segunda-feira (10). No levantamento, o Leão da Ilha do Retiro figura à frente de potências do Rio de Janeiro, como Botafogo e Fluminense, empatado com Bahia e Internacional.
Panorama que vem virando rotina pelas bandas da Praça da Bandeira. Nos últimos cinco anos, por exemplo, o Rubro-negro só ficou ausente em 2022, quando foi superado pelo Fortaleza. Com 2%, de acordo com a pesquisa, o Sport teria 4,15 milhões de torcedores.
Ao todo, foram 6.507 entrevistas presenciais abordando pessoas acima de 16 anos e que se declararam apaixonadas pelo futebol. O levantamento aconteceu em 325 cidades brasileiras, durante 29 de março e 2 de abril de 2023.
De acordo com a Itatiaia, é o mais completo levantamento já feito sobre o futebol brasileiro. O nível de confiabilidade é de 95%.
“É a maior e mais abrangente pesquisa de futebol que já foi feita no Brasil. Um marco, pois não se restringiu apenas a tamanho de torcida mas entrou em áreas como rivalidade, costumes dos torcedores, relação com times do exterior e até mesmo consumo, ao tratar das questões de sócios e compra de camisas”, destacou Felipe Nunes, diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa, à CNN.
As maiores torcidas do Brasil:
1. Flamengo (24%) 2. Corinthians (18%) 3. Palmeiras (9%) 4. São Paulo (8%) 5. Atlético-MG e Cruzeiro (5%) 6. Vasco (4%) 7. Grêmio e Santos (3%) 8. Bahia, Internacional e Sport (2%)