
“Vocês aqui adoram… tem prazer em contar mentiras”. Para um profissional de imprensa SÉRIO, não há nada mais ofensivo, mais agressivo. As palavras utilizadas por Enderson Moreira na coletiva diante dos repórteres após a partida Sport x Criciúma, externaram o pensamento, a visão pessoal, que o treinador mineiro tem sobre a imprensa esportiva pernambucana. Ao usar o pronome no plural (vocês), Enderson foi profundamente infeliz. Generalizou e perdeu a razão. A crítica individual é defensável e necessária. Ao pluralizar, fatalmente incorre-se em injustiça. Seria o mesmo que eu direcionasse o teor dessa coluna para todos os treinadores. Não! Quem errou foi Enderson. Um profissional que, pelos conhecimentos técnico e tático, poderia mirar um “top ten” no Brasil.
As declarações dele, a concepção que possui sobre o entorno do futebol, o enfraquecem. Transformam Moreira num profissional incompatível com a amplitude do cargo. O mais frustrante é possuir um staff que não o alerta sobre isso. No jogo contra o Botafogo SP, dois integrantes cumpriam suspensão automática por indisciplina. E nesse mesmo jogo, um terceiro levou amarelo. Como conseguir amadurecer e atingir o equilíbrio emocional necessário, cercado de “iguais”? Quem deveria me conter, me orientar, age tão desequilibrado quanto, ou mais… Foi muito grave o posicionamento dele. “Tava irritado após as injustas críticas de profissionais da imprensa ou de um grupo de torcedores”. Essa é a justificativa para o tom da coletiva. Cara, na boa? Larga a profissão! Se não aguenta, pra quê nasce? Deus me livre de exercer um cargo maior que a minha competência. A profissão de treinador exige, essencialmente, equilíbrio emocional. Enderson demonstrou não tê-lo, apesar de conceder a entrevista, mais de UMA HORA após o término do jogo. Difícil acreditar, diante de tudo isso, na evolução profissional de Enderson Moreira, no cenário nacional. Um grande desperdício…
Evolução
Mesmo assim, necessário se faz dizer que o Sport evoluiu. Entrega, intensidade, volume. Grandes atuações de Fabinho e Felipinho. Bom jogo de Jorginho e Love, apesar de voltar a passar em branco. Em competições longas, gosto de analisar rendimento. Se jogar dessa maneira, principalmente fora de casa, o Sport sobe “sem emoção”
Erro
Quem de direito, assuma. Houve um erro no procedimento do clube, na demora para explicar a ausência de Diego Souza na relação dos concentrados para o jogo contra o Criciúma. Foram mais de 24h de questionamentos, especulações e fakes, desnecessários, principalmente nas Redes Sociais
Fênix ressurge
Como o nome do clube propõe, o Retrô reage, contrata Vinícius Bergantin (ex-CSA) para comandar o time e anuncia a aquisição de pelo menos dez reforços pro Estadual. E faz questão de propalar: em 2024, vai focado em busca do título que disputou nas duas últimas finais contra Náutico e Sport
Definições
No Santa: Surgimento de candidatos, afastamento, ou não, do presidente, reunião do Deliberativo com o Executivo. No Náutico: homologação de candidaturas, antecipação das eleições. A semana promete…