Esportes DP

BRASÍLIA

Antes de julgamento do STJD, presidente do Sport se reúne com membros do Governo Federal para discutir violência no futebol

Encontros aconteceram na última quinta-feira (8), ao lado do Deputado Federal Felipe Carreras (PSB/PE)

postado em 08/03/2024 15:30

<i>(Foto: DIVULGAÇÃO/SPORT)</i>
Enquanto tenta reverter a punição do STJD pelo ataque ao ônibus do Fortaleza, o Sport se reuniu com autoridades em Brasília para discutir a violência no futebol.

O presidente Yuri Romão se encontrou com o secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, o vice-presidente do STJ, Og Fernandes, o ministro do Esporte, André Fufuca, e o deputado Eduardo Bandeira de Mello, ex-presidente do Flamengo.

Com o deputado Felipe Carreras, Yuri Romão conversou com o ministro do Esporte sobre a decisão do STJD que proíbe a presença de torcedores em jogos do Sport como mandante e visitante.

O mandatário rubro-negro defendeu que os clubes não são responsáveis pela segurança pública e que a violência ocorre fora dos estádios. Ele propôs a criação de uma frente com os presidentes dos clubes para debater medidas de segurança.
 
<i>(Foto: DIVULGAÇÃO/SPORT)</i>
"Discutimos se não é o caso de revisar as leis, modernizá-las. É preciso uma legislação específica para o momento atual, que é muito complicado. É preciso que haja punições severas. Essas pessoas não podem ser tratadas como torcedores. Falamos sobre a possibilidade de se criar uma frente com a participação dos presidentes dos clubes para discutir o que pode ser feito para aumentar a segurança do torcedor e das delegações nos estádios”, disse Romão em entrevista à Veja.
 
Vale lembrar que o Spor será julgado na próxima terça-feira (12), às 10h, na sede do STJD, no Rio de Janeiro. Os rubro-negros responderão pelo artigo 213 do CBJD, com ênfase no inciso 1, que diz o seguinte: "Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto".

O Leão já vem cumprindo punição preventiva e não pode receber torcedores em competições organizadas pela CBF desde 23 de fevereiro, tanto atuando como mandante, quanto como visitante. Como ainda não jogou em casa neste período, o Sport só foi penalizado nos duelos longe do Recife, contra o Trem-AP (Copa do Brasil) e Altos-PI (Copa do Nordeste).