Esportes DP

COPA DO NORDESTE

Federação Cearense pede ao STJD que Sport x Ceará não aconteça em Pernambuco

Além dos clubes, Federação Pernambucana de Futebol e Polícia Militar de Pernambuco foram intimado

postado em 02/04/2024 13:51 / atualizado em 02/04/2024 22:01

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP Foto)</i>

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva recebeu, hoje (02), uma solicitação da Federação Cearense de Futebol (FCF) de que a partida entre Sport e Ceará, válida pelas quartas de final da Copa do Nordeste, não ocorra no estado de Pernambuco. Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), após contato da reportagem do Esportes DP, definiu o pedido como "rídídulo" e que tudo não passa de uma "encenação teatral". 

 

Foram intimados o Sport, o Ceará, a FPF e a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). A FCF alega que Pernambuco não apresenta garantias de segurança para que a partida aconteça. O diretor jurídico da Federação, Eugênio Vasquez, conta que há um histórico violento de uma parcela da torcida do Sport em relação a times cearenses, com o ápice em 22 de fevereiro, quando o ônibus da delegação do Fortaleza foi atacado, deixando seis atletas feridos.

 

A FCF solicita que o jogo aconteça em outro estado do nordeste, Paraíba e Rio Grande do Norte são as opções. O mando de campo do jogo seria definido pela CBF. Outra alternativa proposta é que o efeito suspensivo conquistado pelo Sport seja revogado temporariamente e a partida contra o Ceará aconteça de portões fechados. O julgamento definitivo sobre a punição com os portões fechados ocorre na próxima terça- feira, dia 09 de abril.

 

<i>(Foto: Divulgação/STJD)</i>
 

 

Evandro Carvalho acha que a atitude tomada por Mauro Carmélio, presidente da FCF, foi tomada para uma autopromoção e causar uma boa impressão aos clubes cearesnses. "Todos nós compreendemos que o presidente da FCF tem dificuldade de relacionamento com os clubes e precisa se promover, mas passou do limite. Para não ofender o amigo, não vou adentrar ao mérito até por atenção e coleguismos de um presidente de federação", pontuou.

 

O presidente da FPF, porém, não parece preocupado com a intimação. "A preocupação com isso é absolutamente zero, posto a absoluta inadequação do pedido à realidade jurídico e factual de Pernambuco. O estado está aberto a todas as atividades econômicas e financeiras. Houve um incidente pontual ocorrido, que todos nós, civilizados, lamentamos", falou. 

 

A partida entre Sport e Ceará ainda não tem a data definida e ocorrerá na próxima semana, tendo os dias 10 e 11 de abril como possibilidades. Antes disso, ambas as equipes decidem os seus respectivos campeonatos estaduais, nos segundos jogos da competição, que acontecem neste sábado (06). O Sport vai com boa vantagem após vencer o Náutico por 2x0 no primeiro jogo, enquanto o Ceará chega sem vantagem, após empatar em 0x0 a primeira partida diante do Fortaleza.