(Foto: ARQUIVO PESSOAL, LETO RIBAS/CBF, PAULO PAIVA/SPORT RECIFE, REPRODUÇÃO DO TWITTER)
135 dias. Este foi o período que Pedro Lima levou para estrear pelo profissional do Sport até ter acertada sua ida ao Chelsea por R$ 43,80 milhões na última quarta-feira (12). Apesar do Leão ainda não ter confirmado oficialmente a negociação, a transferência vai se concretizar como a maior venda da região Nordeste em toda história.
Com a ascensão meteórica, o nome de Pedro Lima não ganhou apenas o noticiário nacional, como também ganhou o mundo. Apelidado de "herdeiro de Cafu" pelo renomado jornal espanhol "As", o sucesso do lateral-direito de apenas 17 anos despertou o interesse de outros gigantes europeus, como Real Madrid, Manchester City, Barcelona PSG e Juventus.
Mas, afinal, qual a história de Pedro Lima?
Pedro Lima iniciou sua carreira como atleta muito cedo, logo aos sete anos de idade. Em 2013, o natural de Cabedelo deu seus primeiros chutes nas quadras, através do projeto de futsal, Meninos da Paraíba.
(Foto: RAFAEL VIEIRA/DP)
Com o protagonismo no DNA, ele empilhou títulos estaduais, regionais e nacionais pelas categorias infantis, até ser descoberto pelo Sport, em 2021. Na ocasião, ele enfrentou o Leão em um campeonato realizado em Belém, e apesar de não ter ficado com o título, despertou o interesse dos rubro-negros.
Contratado aos 15 anos, Pedro continuou se mostrando acima da média e levou o Sport à conquista do Brasileirão Sub-16, sendo artilheiro com nove gols e resultando na sua transição para o futebol de campo, onde se tornou lateral-direito.
Daí em diante, a trajetória de Pedro Lima foi meteórica na Ilha do Retiro. Semifinalista da Copa do Brasil Sub-17 em 2022, sendo eliminado para o Palmeiras de Endrick, ele foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-17. Titular em todos os jogos da Copa do Mundo, a joia do Leão já mudou o seu status de promessa para realidade.
Em sua primeira partida oficial, Pedro Lima já foi escalado como titular na vitória por 2 a 0 sobre o Afogados, pelo Campeonato Pernambucano. Atuação segura e consistente garantiram a vaga na equipe titular.
(Foto: LETO RIBAS/CBF)
No duelo seguinte, contra o Flamengo de Arcoverde, no mesmo campeonato, Pedro Lima não se limitou a defender. O jovem atleta marcou seu primeiro gol com a camisa do Sport, em uma vitória por 3 a 0. A partir daquele momento, ele conquistou de vez a confiança do técnico Mariano Soso e da torcida rubro-negra.
Com atuações sólidas e constantes, Pedro Lima se consolidou como titular absoluto na lateral direita do Sport. Sua garra, velocidade e técnica apurada o transformaram em peça fundamental para a equipe.
Em 17 jogos disputados até o momento, Pedro Lima já acumula dois gols e uma assistência. Números que comprovam seu talento e potencial, e que o colocam como uma das principais promessas do futebol brasileiro.
TRAJETÓRIA DE PEDRO LIMA:
2013: Aos 7 anos, Pedro Lima inicia a carreira no projeto de futsal Meninos da Paraíba
2021: Aos 15 anos, Pedro Lima enfrenta o Sport em Belém e após atuação de destaque é contratado pelo Leão
2021: Pedro Lima seguiu sendo protagonista, ajudando o Sport a ser campeão Pernambucano e Brasileiro e migra para o futebol de campo
2022: Aos 16 anos, Pedro Lima ajuda o Sport a chegar na semifinal da Copa do Brasil Sub-17, mas é eliminado pelo o Palmeiras de Endrick
2023: Aos 17 anos, Pedro Lima é titular em todos os jogos da Seleção Brasileira Sub-17 na Copa do Mundo da modalidade
2024: Pedro Lima estreia no profissional do Sport em janeiro, diante do Afogados, pelo Campeonato Pernambucano. Assume a titularidade e de lá não saiu mais.
2024: Mesmo ainda não tendo a idade da categoria, Pedro Liam é convocado para treinamentos com a Seleção Sub-20
2024: Pedro Lima acerta por R$ 44 milhões ida ao Chelsea, a maior transação da história do Nordeste