
Saiba mais
A pressão por mudanças na arbitragem aumentou após um lance polêmico no clássico entre Santa Cruz e Náutico, no último sábado. A árbitra Deborah Cecília e o assistente José Romão foram afastados após a entidade admitir um erro na marcação do jogo.
Apesar de assumir a culpa, a FPF já informou que não deve atender a solicitação do VAR por uma questão de isonomia da competição, já que nem todos os jogos do campeonato podem contar com a tecnologia. Eles afirmaram que a utilização do VAR foi acordada apenas para os jogos eliminatórios.
"Eu acatei a solicitação para colocar arbitragem de fora FIFA. Pela primeira vez uma federação, não um clube mandante solicitou arbitragem FIFA. Por essa razão, como é a federação que está solicitando, em face dessa recomendação do Ministério Público, a federação é quem vai pagar todos os custos", disse o presidente da FPF, Evandro Carvalho.
Em relação a Rafael Klein, ele é considerado um dos principais árbitros do Brasil na atualidade. Ele faz parte do quadro da FIFA desde 2024 e apitou diversos jogos importantes, como a final da Copa do Brasil de 2023. Sua atuação é elogiada pela experiência e pela firmeza nas decisões.