Ex-goleiro do Sport foi transferido para o Botafogo em 1959 (Foto: Arquivo/DP)
Faleceu nesta terça-feira (8), o ex-goleiro Manga, ídolo do Sport, Botafogo e Internacional, além de jogar a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, com da Seleção Brasileira. Manga nasceu em 1937 e atuou pelas categorias de base e depois no profissional do Leão da Ilha. E desde cedo logo chamou a atenção: foi campeão juvenil de 1954 sem sofrer gols.
Aos 17 anos, Haílton Corrêa de Arruda foi levado para treinar no Sport, por Capuano, olheiro do clube na época. No mesmo ano, em 1954, Manga conquistou o título do Estadual e de uma forma um tanto peculiar, o goleiro, literalmente, fechou o gol. Não sofreu sequer um gol na competição inteira.
Pelo time principal, a primeira chance de Manga na meta rubro-negra aconteceu em 1956, quando o goleiro titular da equipe, Osvaldo Baliza, se machucou durante a primeira partida de uma excursão do Sport a Europa e Oriente Médio, deixando o Leão apenas com um arqueiro reserva. Por isso, Haílton Corrêa se uniu ao grupo principal. Ao longo da competição internacional, Manga foi se revezando com Carijó, o goleiro reserva. Logo depois, foi efetivado com principal goleiro do time.
Com as cores rubro-negras, Manga soma apenas os títulos de Campeonato Pernambucano Júnior de 1954 e os Estaduais de 1955, 1956 e 1958 pelo profissional.