Esportes DP

COUNTER-STRIKE

Com emoção, Imperial desbanca a Cloud9 e junto com Gaulês voltam a fazer história no Major

Time do Professor FalleN eliminou um dos favoritos ao título e vai lutar pela vaga no Champions do maior camp de CS mundial; Gaulês cravou recorde nacional de mais de 710 mil pessoas ao vivo na Twitch

postado em 16/05/2022 19:40 / atualizado em 17/05/2022 02:32

<i>(Foto: HLTV/Divulgação)</i>
Contra qualquer ‘lógica’, qualquer ranking, qualquer crítica. E contra o tempo também. Esta segunda-feira entrou para a história do Counter-Strike mundial, como o dia em que o time nº 18 do ranking bateu forte o quarto maior do mundo, um dos favoritos ao título do PGL Major Antwerp. Com quatro veteranos e um jovem talentoso tentando devolver o Brasil ao topo do mundo do CS, a Imperial venceu e eliminou a russa Cloud9 por 2 mapas a 1. Um jogo repleto de emoção, com direito a um lendário 25 x 23 no overtime da Overpass, e um verdadeiro atropelo de 16 a 3 na Mirage, para fechar em grande estilo.

O time do Professor FalleN, dos “ex-aposentados” Fnx e Fer, de Boltz e Vini, agora chega a duas vitórias e duas derrotas. Contra a Copenhagen Flames, jovem e promissor time dinamarquês, vão decidir a vida nesta terça-feira, em mais uma disputa melhor de três mapas (MD3) a briga pela vaga na fase Champions (playoffs) do principal campeonato mundial de CS.

Eles podem até não conseguir mais na frente. A vaga no Champions, agora já é o que menos importa. Provar que eles ainda podem bater de frente contra qualquer time do mundo, já foi o bastante para emocionar a comunidade brasileira do CS. O problema - para o resto do mundo, é claro -, é que eles não vão parar por aí. Eles querem mais. E vão buscar.

#Tribonera710K - Recorde de Gaulês na Twitch.tv
O jogo também entrou para a história pelo recorde brasileiro de uma live na Twitch.tv, principal portal de streaming da comunidde gamer. Com o expressivo número de mais de 710 mil telas ligadas no canal durante o jogo, o streamer Gaulês, ex-jogador e ex-coach, e hoje principal referência do game no mundo, fez mais uma vez história junto com a 'Tribo'.

Ranking Mundial
Pouco antes da partida, a HLTV divulgou o ranking atualizado dos 30 melhores times do mundo. A Imperial ganhou 14 posições e foi marcada como o 18º melhor time de CS atualmente. Enquanto a Cloud9, que conta com a antiga line do também russo time da Gambit, era o quarto melhor.

Cloud9
AxiLe, sh1ro, nafany, HObbit e interz

Imperial
FalleN, boltz, fer, fnx e VINI

Picks e bans
1. Imperial baniu Ancient
2. Cloud9 baniu Nuke
3. Imperial pickou Overpass
4. Cloud9 pickou Vertigo
5. Cloud9 baniu Inferno
6. Imperial baniu Dust2
7. Mirage sobrou como mapa decisivo

DADOS E ESTATÍSTICAS DOS JOGADORES
<i>(Foto: HLTV/Reprodução)</i>


OVERPASS - Cloud9 23 x 25 Imperial

Tempo normal
(CT) Cloud9 10 x 5 Imperial (TR)
(TR) Cloud9 5 x 10 Imperial (CT)

Overtime
Cloud9 8 x 10 Imperial

<i>(Foto: HLTV/Reprodução)</i>


Lado TR
Ax1le abriu bem com as duas primeiras kills e mesmo sobrando 1x5, FalleN conseguiu plantar a C4 no bomb A. O Professor acabou garantindo grana para um forçado, porém não fez efeito. E no eco, a Cloud9 abriu 3 a 0. No armado, sh1ro e Ax1le (chegando a 12/0) defenderam bem a rua pelo banheiro para o quarto ponto, e o quinto ponto russo. Sem plantar mais a C4.

AWP no Professor
FalleN puxou pela primeira vez a AWP no mapa e fez uma boa abertura para o bomb A. Fer, com duas kills limpou o bomb na trocação, mas não havia tempo para o plant. 6 a 0. Na sequência, Fnx pegou a primeira kill na rua e a Imp contou com um tiro errado da AWP do Sh1ro para entrar e, dessa vez, plantar a C4 para garantir o primeiro ponto brasileiro na partida. 6 a 1. Sh1ro errou de novo o tiro e não impediu o plant A, após o giro cauteloso do fake B. E na tentativa de retake da C9, Fer pegou a kill decisiva para o segundo ponto da Imp. 6 a 2.

Trocação de round
FalleN venceu sh1ro no duelo de AWP e boltz ‘tradou’ VINI com mais uma HE perfeita no terceiro ponto. Sem deixar a C9 guardar arma sequer e sem dinheiro, os russos tiveram que partir para o eco. 6 a 4, com uma boa pontuação para o half.

A C9 venceu o armado seguinte, no avanço lento da Imp pelo sapão. Boltz se sobressaiu no duelo particular com HObbit e desta vez a entrada sapão funcionou para o 7 a 5. Depois da trocação de VINI e Fer, o 3x3 deu espaço no mapa, mas o plant no bomb A falhou com uma smoke mal posicionada. 9 a 5. E no último armado, dessa vez sh1ro fez a diferença com a AWP. 10 a 5 para a C9.

Lado CT
O pistol pareceu que seria da C9, com uma desvantagem de 2x3 após a trocação inicial. Mas Boltz fez a USP cantar e pegou dois frags antes de cair. Vini, no1x1, deu um ‘drible’ no fake defuse para vencer o primeiro pistol brasileiro do dia. No forçado seguinte, fnx caiu primeiro, mas o Professor FalleN ganhou o duelo avançado no parquinho para derrubar a C4. 10 a 7.

Numa entrada bem coordenada pela rua e fundo, a C9 marcou o seu primeiro ponto no segundo forçado seguido. 12 a 7. Vini sobrou vivo com a m4, que ficou de herói para o eco seguinte, mas não fez efeito. Porém no armado, FalleN avançou banheiro e pegou boas kills, e boltz não deixou Shr1ro guardar a AWP. 12 a 8. E Boltz, marotado no sapão, fez boa trade para vingar Vini. 12 a 9. A dupla Vini e Boltz novamente defendeu B, e mesmo caindo, o Professor protegeu pelo céu. 12 a 10. Fer na rua e Fnx no sapão, também apareceram no jogo para o 12 a 11.

Com cinco pontos seguidos da Imp, a C9 pausou. Não adiantou de cara. Vini, no esgoto, taxou com três kills para o sexto ponto seguido, e o de empate em 12 a 12. Mas em seguida, enfim o ponto russo veio novamente, mesmo com Fer outra vez cobrindo bem a rua. 13 a 12.

Nafany levou fnx e Fer, mas FalleN devolveu de AWP na rua. Em desvantagem 3x4, a Imp apostou na defesa B, porém o ataque foi no bomb A. Perigoso 14 a 12 para a C9. Três armas guardadas, FUNDAMENTAIS para o armado seguinte. Num round muito bem disputado pelos dois times, fnx fez a diferença com dois frags vindos do esgoto, e Fer ganhou o clutch 1x1 sem nem deixar plantar. Vini levou dois frags no esgoto e Boltz fez uma jogada digna de pichação, no cimento. Mesmo queimando, pegou os dois do sapão e o terceiro do esgoto. 14 a 14 e forçado da Cloud 9.

A C9 ainda conseguiu plantar, mas o retake 4x2 pareceu até covardia, com o Professor defusando e três CTs atirando de uma vez no cimento para trazer a virada e o match point.
Fallen avançou e pegou a first kill de awp no parquinho, mas Fer caiu no fundo. Hobbit levou Fallen na descida da Liga e deixou a C9 em vantagem 4x3. 15 a 15 e overtime.

OverTime

C9 15:16 Imp
Começando de CT para quase 420 mil telas na stream do Gaulês. O jogo ficou pegado na primeira trocação, com 3x3 e plant na caixa, virado para a rua. Vini brilhou a estrela e pegou os três frags para vencer o primeiro armado do overtime.

C9 16:16 Imp
Mas agora apostando na B, a entrada foi perfeita da C9 depois da queda de Vini de first kill no avanço esgoto. Nem o Professor guardou a AWP no céu.

C9 17:16 Imp
FalleN levou HObbit na first kill de AWP avançado, mas de novo invadindo B a C9 virou o OT.

C9 18:16 Imp
Agora de TR no OT, Vini levou os dois primeiros frags. Mas a Imp não segurou o 5x3, mesmo plantando bem no bomb A. Match point da C9.

C9 18:17 Imp
Da base TR, Fallen levou a kill no sapão de AWP. Vini fez a flash perfeitinha e Fer invadiu o bomb A para levar a kill em cima do Sh1ro.

C9 18:18 Imp
No último round do primeiro OT, entrada perfeita, de almanaque no bomb B, com plant e sem deixar arma. 

C9 19:18 Imp
Agora começando de TR no segundo OT. Ax1le pegou Vini e Fer de lado na entrada rápida fundo. E desta vez, sh1ro não errou o tiro de AWP na entrada A.

C9 19:19 Imp
Com dois de life apenas, Fer ganhou um clutch extremamente preciso, perfeito no timing para evitar o defuse no 1x1.

C9 20:19 Imp
A essa altura, Gaulês bateu novamente o recorde de uma stream de CS no Gaulês no Brasil, com 450 mil telas. A entrada não funcionou para B e a C9 voltou à frente.

C9 21:19 Imp
Com a Imp de CT, a defesa dos dois bombs não funcionou. A C9 garantiu mais dois match points.

C9 21:20 Imp
Desta vez FalleN inverteu e desceu para defender B com a AWP na mão. Junto com Boltz, conseguiram três kills e o ponto já garantido. Ainda tiraram todas as armas da C9.

C9 21:21 Imp
Fer pegou a primeira kill no banheiro e recuou. O avanço veio pelo fundo com o plant no A. Mas o retake foi bem executado.

C9 21:22 Imp
Terceira prorrogação, agora começando de CT. A C9 adiou ao máximo a entrada do bomb A e FalleN derrubou o frag que carregava a C4 na saída do banheiro. Sem tempo para plantar, vantagem boa da Imp.

C9 21:23 Imp
FalleN e Fer pegaram as três primeiras kills e deixou o time em vantagem no round na defesa do A.

C9 21:24 Imp
E lendo perfeitamente a estratégia da C9, o professor desceu para o bomb B de AWP. Agora junto com Boltz, fechou o bomb para o 24º ponto, e primeira vez com match point no OT.

C9 22:24 Imp
487 mil telas vendo a Imp rushar B e quase fechar o mapa.

C9 23:24 Imp
507 mil telas no Gau. Desta vez o avanço veio pelo fundo. Não deu certo, sobrando apenas a AWP guardada por Vini para o Professor.

C9 23:25 Imp
570 mil pessoas viram o resgate da história do CS. Fnx e Fallen sobraram sozinhos na defesa do bomb B, após o primeiro plant do OT. Fnx levou o dele mas caiu. Sobrou o professor na parede do esgoto, FalleN esperou com uma paciência que apenas os mestres possuem. Entrou e morreu no tiro, mas já não havia mais tempo para defusar. ERA UM TIME LEVEL 18 GANHANDO UM MAPA DE UM TIME LEVEL 4 DO CS MUNDIAL. Era um gancho do Rock Balboa.

VERTIGO - Cloud9 16 x 9 Imperial

(CT) Imperial 7 x 8 Cloud9 (TR)
(TR) Imperial 2 x 8 Cloud9 (CT)

<i>(Foto: HLTV/Reprodução)</i>


Lado CT

Mas ainda não tinha nada ganho para  os brasileiros. Faltava mais um mapa, e a Vertigo foi pick da C9. A Imperial venceu o pistol, com Vini taxando de dual beretas. e ganhou os dois seguintes. Mas no armado, veio a reação da Cloud9. O time russo emendou seis rounds seguidos pontuando, mostrando que não venderia fácil a derrota.

Trocação e um half equilibrado
Mas a Imperial conseguiu encaixar a defesa do bomb A e quebrou a sequência no armado, para o 6 a 4, iniciando a trocação. Os russos bateram em seguida num ‘jab’ para o 7 a 4, mas Vini e Fer fizeram um bom retake do bomb B, para pontuar novamente. E na sequência, o Professor fez a diferença com duas kills para trazer o sexto ponto. Segundo consecutivo, agora sem deixar a C9 plantar. O terceiro seguido veio num retake de Fnx e Boltz. O 7 a 7 já estava bom demais para a Imperial. E a C9 fechou o half na frente. 

Lado TR

A Cloud9 voltou a vencer o pistol, abrindo vantagem logo em seguida no forçado para o 10 a 7. Mas na sequência, Sh1ro voltou a errar os tiros de AWP e caiu nas mãos da AK do Professor na briga da rampa, deixando o bomb A aberto para o plant. 10 a 8. Sh1ro desta vez acertou fnx no sanduíche, mas Fer abriu espaço para a entrada do bomb B. O plant do professor por pouco não veio. 11 a 8. E no forçado de meia compra, 12 a 8 para os russos.

Sh1ro levou Vini de novo com a AWP calibrada na rampa, mas queimou na molotov do Tubarão. HObbit foi lootear a AK e morreu sem arma na mão. No 2x2 de FalleN e Fnx, o plant no bomb B veio. O Professor caiu, mas ainda acertou o tiro de AWP, o que foi fundamental para Fnx taxar a escada e pegar as duas mulas para o clutch do 12 a 9. Mas ainda com armas nas mãos, de novo os russos venceram o duelo da rampa para o 13 a 9, junto com o 14 a 9 do eco. A Imperial não reagiu, e os russos fecharam a Vertigo em 16 a 9, empatando o jogo em mapas e levando a decisão para a Mirage.

MIRAGE
(CT) Imperial 12 x 3 Cloud9 (TR)
(TR) Imperial 4 x 0 Cloud9 (CT)

<i>(Foto: HLTV/Reprodução)</i>


Lado CT

A Imp perdeu o pistol, mas a tática de dual scout FalleN e fnx funcionou outravez num round forçado, na defesa do bomb B. E na sequência, punindo o forçado avançado pela caverna da C9. o 2 a 1. Começava ali o espanco da Mirage. O time brasileiro colocou a Cloud9 'nas cordas' e seguiu batendo, punindo para o 5 a 1. E no sexto ponto contou com uma boa defesa do bomb B, com FalleN, Fnx e um clutch 1x2 de Boltz, no retake pelo mercado.

Da caixa do Boltz, FalleN pegou as duas primeiras kills e deixou a Imp em vantagem, mas o giro demorou a acontecer e a C9 plantou. Desta vez, o clutch foi de Fer, com frieza para definir. O oitavo ponto seguido, e que garantiu a vantagem no half, veio na defesa do bomb B, taxando o eco explosão pelo tapete. 

Mas a Imp queria mais. E nem o pedido de pause da C9 recuperou o time russo do ‘espanco’. Jogando solto, Vini puxou a dual AWP. Pegou duas kills e ajudou a garantir o nono ponto. Os russos ainda conseguiram o plant, dessa vez no bomb A, mas o retake foi preciso para o 10 a 1. Novamente plantando na A, enfim a Cloud9 chegou ao seu segundo ponto na Mirage, quebrando a sequência de dez rounds seguidos da Imperial, e também marcou o terceiro.

Para evitar uma reação maior, os brasileiros pediram pausa tática também. E de novo com dual AWP, Vini e Fallen pegaram uma kill cada, para devolver o ponto com 11 a 3. Na sequência, encurralando a C9 no bomb A, os brasileiros nem deixaram plantar para o half de 12 a 3. A vitória estava a apenas quatro rounds.

Lado TR

Com tamanha vantagem, a Imperial nem precisaria gastar tática para fechar o mapa e o jogo. Mas ganhou mesmo assim. Vini pegou a primeira kill e Fer defendeu a vinda do mercado. Melhor ainda? NINGUÉM DA IMP CAIU e o 13 a 3 veio. Daí, o mundo todo já estava em contagem regressiva de rounds, e o recorde de 710 mil pessoas ao vivo no Gau.

Três, dois, um. Round a round, com os russos desnorteados no jogo, só esperando o 'nocaute', a Imperial venceu. Aliás, ela só não. A comunidade brasileira do CS, como um todo, voltou a se sentir vencedora nesta segunda-feira. O terceiro título brasileiro do Major pode até não vir da Bélgica. Mas bala pra buscar, esses “velhotes” têm demais.

Tags: Antwerp 2022 PGL Major counter-strike csgo vini boltz fnx fer fallen imperial cloud9