Esportes DP

COLUNA

Beto Lago: 'Nos últimos anos, o Náutico não consegue encarar seu maior adversário: o ambiente interno'

O importante é que, com estes reforços, o Timbu possa se recuperar e entrar, novamente, na briga por uma vaga na próxima fase da Série C

postado em 09/05/2024 08:11

<i>(Foto: Rafael Vieira/DP Foto)</i>

Arrumar a casa
Acreditava que o adiamento do jogo contra o Ypiranga seria bom para o Náutico. O Alvirrubro vinha de uma goleada em cima do ABC, no Frasqueirão, em Natal. Iria encarar o time gaúcho que fez um jogo duro pela Copa do Brasil, vencendo de virada o Athletico/PR, em um gramado pesado por conta da chuva. Sem falar o desgaste de viagem longa, de Porto Alegre até Recife, e a boa perspectiva de público nos Aflitos, apenas com mulheres, crianças e PCDs. Porém, a tragédia no Rio Grande do Sul fez a partida ser adiada. Já vejo como benéfico para o Náutico: o técnico Mazola Júnior ganhou tempo para uma pequena “inter temporada”. O Náutico dispensou alguns jogadores e trouxe outros, que estão naquele processo de adaptação ao clube, aos novos companheiros. O treinador teve tempo para trabalhar e definir um modelo de jogo para o time. Contra a Ferroviária/SP, domingo, em Araraquara, fica a dúvida se o artilheiro Paulo Sérgio estará presente. Gostaria de ver ele atuando ao lado de Bruno Mezenga na linha ofensiva. O importante é que, com estes reforços, o Timbu possa se recuperar e entrar, novamente, na briga por uma vaga na próxima fase da Série C. E espero que essas duas semanas tenham servido para arrumar a casa. Até porque, nos últimos anos, o Náutico não consegue encarar seu maior adversário: o ambiente interno. 

Ajuda do Leão
Se os clubes não querem parar os Brasileiros por conta da tragédia no Rio Grande do Sul, esperamos por ações de todos nas partidas das quatro divisões neste final de semana. Parte da renda do jogo do Sport será revertida para as vítimas da enchente. O Governo do Estado vai doar o valor do aluguel da Arena. Ontem, o clube leonino realizou outra ação: um bazar com camisas de 2022 e 2023. A torcida abraçou a ideia e lotou o clube. 

Mais ações pelo País
Também temos ações de outros clubes das quatro divisões. O Palmeiras doará a renda do jogo contra o Athletico/PR. Igual ao Manauara, da Série D, que doará a arrecadação contra o Porto Velho. O América/MG arrecadará água potável, amanhã, no Independência. O Instituto Galo, do Atlético/MG, doou R$ 100 mil. O Athetic Club/MG fez uma doação de R$ 48 mil. É necessário que todos entrem nesta corrente de ajuda. 

E os familiares dos atletas?
Alguns clubes querem ceder espaços nos seus CTs para que os times gaúchos treinem e não percam seus jogos. Aqui, um ponto importante: os atletas destas equipes ajudam diretamente no apoio aos moradores e, inclusive, aos seus familiares. Como tirar esse atleta do local? Ele não terá condição psicológica para treinar, muito menos jogar. 

Que final!
Que baita time esse Real Madrid. De virada, despachou o Bayern de Munique. Dia 1º de junho, os merengues vão buscar a 15ª taça, contra o Borussia Dortmund, em Wembley. 

Tags: c serie interno ambiente adversario lago beto coluna nautico