Esportes DP

SANTA CRUZ

Preparador de goleiros detalha trabalho no Santa Cruz e elogia Jordan: 'é um líder nato'

No Santa Cruz desde 2018, Renato Pontes vem sendo responsável pela preparação e evolução dos goleiros, além de lançar jovens talentos no gol

postado em 07/05/2021 18:09 / atualizado em 07/05/2021 18:09

<i>(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)</i>
Muitos dizem que o Santa Cruz tem ‘sorte’ com goleiros. Tal afirmação ganha ‘indício de sustentação’ no bom retrospecto dos arqueiros nas últimas temporadas. Anderson, em 2019, Maycon Cleiton, em 2020, e, agora, Jordan, compõem a tríade exitosa do clube. No entanto, não é sorte. É trabalho. Por trás dos holofotes, o preparador de goleiros do Tricolor, Renato Pontes, que está no clube desde 2018, é o responsável por alavancar o crescimento dos atletas que fazem parte do elenco. 

Em entrevista exclusiva ao Diario de Pernambuco, o preparador detalhou o processo de desenvolvimento dos goleiros, o momento de Jordan e os estudos referentes às disputas de pênaltis. Além disso, Renato Pontes avaliou se, hoje, após as saídas de Martín Rodríguez e Filipe Silva, o clube necessita de mais um atleta para compor o elenco. Confira abaixo, a entrevista na íntegra:

PREPARAÇÃO 

Os goleiros precisam acreditar que estão num clube de grande expressão do futebol brasileiro. O goleiro precisa trabalhar mais do que os outros. Eles têm entendimento que o Santa Cruz é uma potência do Norte e Nordeste. Primeiramente, eles acreditam no trabalho que vem sendo realizado. Então, eles estão cientes que estão defendendo um grande clube. A gente só perpassa para eles um trabalho de imposição, de expressão. Estando jogando ou não, eles trabalham muito no extracampo e dão 100% nos treinamentos. Isso vem correspondendo e sendo mostrado nos jogos desde 2018. 

JORDAN 

O Jordan está comigo desde outubro do ano passado. Ele veio fazer um teste para o sub-23 e vimos grande potencial nele. É um goleiro que chama bastante atenção pela leitura de jogo e potência. É promissor, tem muitas qualidades. Em seu primeiro ano como profissional, estamos tendo uma surpresa muito agradável. É um cara que tem potencial de ajudar o Santa Cruz ainda mais. É um líder nato, que trabalha muito e tem uma grande tendência de crescimento.

DISPUTA DE PÊNALTIS 

Assim que finalizou o jogo contra o Afogados, no Sertão do Pajeú, a gente, em conjunto com os analistas, vimos todo o perfil do time do Afogados. Já estamos analisando o Náutico, o perfil do jogador em si, porque não adianta apenas trabalhar os últimos pênaltis que ele cobrou. Em conjunto com a análise, com o meu trabalho e dos goleiros, entendendo a leitura do adversário, estudamos muito bem o oponente - os prováveis batedores e quem pode entrar durante o jogo. 

NECESSIDADE DE MAIS UM GOLEIRO 

O Santa Cruz, hoje, é uma referência de goleiros. O Martín Rodríguez, que é um profissional conceituado, brigou para ver esse trabalho de perto. Infelizmente, por problemas pessoais, ele teve que ir embora. Da mesma forma aconteceu com o Filipe Silva, que achou por bem explorar outros caminhos. Aqui, no Santa Cruz, essas contratações vêm sempre para somar. Eu sou bem aberto com os treinadores. Agora, com o professor Bolívar e os seus analistas, conversamos e vimos que tem abertura para trazer outro goleiro. Se vier para somar, vai ser muito bem-vindo, pois quem ganha com isso é o clube.

Tags: Santa Cruz Preparador de goleiros Renato Pontes futebol jordan trabalho preparação