O atacante Brasão foi o autor do gol que decretou a última vitória do Santa em Alagoas pela Série D (Foto: Edvaldo Rodrigues/DP)
No G4 pela primeira vez na Série D, o Santa Cruz precisará pontuar na próxima rodada para seguir entre os quatro melhores colocados que avançam para o mata-mata da competição. De preferência, com a inédita vitória fora de casa, o que ainda não aconteceu nesta edição de 2022. Entretanto, diante do CSE, o Tricolor pode buscar força no seu histórico atuando no estado vizinho pela quarta divisão, onde ostenta invencibilidade.
Em três jogos nas edições anteriores, o Tricolor soma duas vitórias e um empate. Em 2009, na estreia coral na Série D, vitória por 3 a 0 sobre o CSA. Contra o mesmo Azulão, no ano seguinte, também na fase de grupos, o Santa Cruz venceu de virada por 2 a 1, no jogo que selou a classificação em pleno Rei Pelé.
ARQUIVO RÁDIO CLUBE: RELEMBRE OS GOLS DA VITÓRIA SOBRE O CSA, EM 2010
E em 2011, ano que conquistou o acesso para a Série C, o primeiro mata-mata após a fase de grupos trouxe o Coruripe para o caminho coral, com o Santa avançando para enfrentar o Treze depois de um 0 a 0 suado no Gerson Amaral. ARQUIVO RÁDIO CLUBE: RELEMBRE A CLASSIFICAÇÃO SOBRE O CORURIPE, EM 2011
Os times alagoanos, inclusive, são os principais rivais do Tricolor na Quarta Divisão. Em 38 jogos até aqui na série D, o estado vizinho ao Sul é o que mais teve duelos com o Santa Cruz. Até aqui foram oito jogos, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, tendo outros dois a cumprir, contra CSE, o próximo, e o ASA, ambos em Alagoas.
Jogos do Santa Cruz por estados na Série D
AL - 8 jogos (CSA, Coruripe, ASA e CSE)
SE - 7 jogos (Sergipe, Confiança e Lagarto)
RN - 6 jogos (Potiguar, Alecrim e Santa Cruz)
PE - 4 jogos (Central e Porto)
CE - 4 jogos (Guarany de Sobral e Guarani de Juazeiro)