Rival no Pernambucano, Fênix pode ajudar calendário Coral (Foto: Rafael Vieira/FPF)
Palco de grandes festas da massa tricolor e testemunha de momentos históricos, o estádio do Arruda está próximo de ver suas arquibancadas vazias no segundo semestre do próximo ano. Após uma campanha ruim no Estadual, o Santa Cruz não assegurou vaga na Série D 2024 e, com a eliminação precoce na Quarta Divisão do Campeonato Brasileiro, está sem calendário nacional para a próxima temporada. No entanto, ainda há uma luz no fim do túnel para os tricolores.
A queda precoce do Santa Cruz veio de forma melancólica. Os comandados de Evaristo Piza sequer conseguiram fazer a sua parte. O Tricolor foi derrotado pelo Iguatu por 1 a 0 no Ceará. Se tivesse vencido tinha se classificado, uma vez que o Potiguar empatou com o Nacional de Patos e o Pacajus perdeu do Campinense.
Classificado para a fase de mata-mata, o Retrô é a esperança dos corais para que o Mais Querido não fique sem divisão nacional no próximo ano. Caso conquiste o acesso, a vaga que a Fênix garantiu na Série D 2024 - após ser finalista do Campeonato Pernambucano -, será herdada pelo Santa Cruz.
Após liderar o grupo, com 26 pontos, a Fênix de Camaragibe terá pela frente o Pacajus na segunda fase. Com melhor campanha, o time pernambucano vai decidir o confronto em casa, na Arena de Pernambuco.
Outro cenário favorável para o Santa Cruz ter calendário nacional no próximo ano depende do Petrolina. O time do sertão pernambucano encaminhou vaga na próxima Série D após ser semifinalista do Estadual. Caso a Fera Sertaneja desista da vaga, o Tricolor do Arruda assumiria o posto na competição.