Conselheiro do Santa Cruz sofre ameaças (Foto: Rafael Vieira/DP FOTO)
Com um contexto político em ebulição do Santa Cruz por causa da votação das contas do atual presidente, Antônio Luiz Neto. Nesta segunda-feira (28), um dos líderes do Conselho Deliberativo, Jaime Fortunato recebeu diversas ameaças no número de sua empresa. As ligações foram motivadas pela votação, prevista para esta segunda-feira, no Anfiteatro Aristófanes de Andrade, na sede do Arruda, em caso de reprovação das contas o mandatário do Executivo pode ser indiciado como gestão temerária. Nos bastidores, conselheiros vem se articulando para solicitar pedido de impeachment.
Jaime Fortunato registrou um boletim de ocorrência na tarde desta segunda-feira, e a Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o conteúdo das ligações e os autores. De acordo com o conselheiro, o número já foi identificado e as providências já foram tomadas para punir os responsáveis. Na ligação, os autores prometem agir com violência contra o conselheiro e ameaçam quebrar o seu local de trabalho.
“A reunião de hoje, ela tem uma importância grande, até pela demora, já deveria ter sido feita. Não foi realizada da última vez por causa de uma liminar. Agora, depois de muitos meses de atraso, se tornou essa importância tão grande, porque parte da torcida sonha com a saída de Antônio (Presidente do clube), mas o conselho, ele não vai avaliar isso. Hoje o conselho vai avaliar a questão da aprovação ou não das contas. Se tiver correto será validado, senão será rejeitado. É de fundamental importância que todo o conselheiro esteja presente na reunião defenda a vontade da torcida com transparência”, disse Jaime Fortunato.
O presidente do Conselho Deliberativo, Marino Abreu, em nota, repudiou as ameaças sofridas por Jaime Fortunato e destaca que as ameaças tem com o intuito intimidar o conselheiro que vem lutando pela Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para que o sócio do clube tenha direito em decidir o futuro numa eventual Sociedade Anônima do Futebol (SAF). No comunicado, o mandatário do conselho garantiu que a segurança será reforçada para que os conselheiros possam realizar a votação sobre a prestação de contas.
Confira a nota de repúdio do Conselho Deliberativo na íntegra:
O Conselho Deliberativo do Santa Cruz Futebol Clube, vem por meio desta, repudiar veementemente as ameaças dirigidas ao Conselheiro Jaime Fortunato, por pessoas desconhecidas, através de ligações anônimas a sua empresa, neste dia 28 de agosto de 2023.
Mais uma vez, vimos reiterar, que o Conselho Deliberativo defende com lisura, transparência, coragem e amor ao SANTA CRUZ, todos os processos administrativos, fiscalizatórios e regulatórios que são de sua competência.
Tais ameaças são originadas em virtude da atuação do Conselheiro Jaime Fortunato em convocar uma AGE PARA DEVOLVER AO SÓCIO DO SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE, o direito de decidir seu futuro no que tange a constituição de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), bem como tentar inibir os conselheiros de comparecerem à reunião de prestação de contas.
DESDE JÁ, DEIXAMOS CLARO QUE TODAS AS MEDIDAS DE SEGURANÇA ESTÃO SENDO TOMADAS, PARA GARANTIR A INTEGRIDADE DE TODOS OS CONSELHEIROS QUE SE FAÇAM PRESENTE, NO DIA DE HOJE, NA REUNIÃO DE APRECIAÇÃO DAS CONTAS DO EXECUTIVO.
Por fim, reiteramos que o Conselho Deliberativo do Santa Cruz nunca foi tão plural e, tão engajado para acertar os rumos do clube. Reiteramos aqui nosso repúdio a esse tipo de expediente vergonhoso e deixamos claro que já realizamos os devidos registros perante a autoridade policial competente.