Constatino Júnior esteve vários anos trabalhando junto ao Santa (Foto: Leandro de Santana/Arquivo DP)
Com a eliminação do Retrô na Série D do Campeonato Brasileiro no último sábado (19), o Santa Cruz ficou oficialmente sem calendário nacional para a temporada de 2024. Sem conseguir a classificação pelo Estadual, a Cobra Coral, que já havia falhado na fase de grupos da quarta divisão, dependia do acesso do Fênix para obter uma das vagas destinadas a Pernambuco, que já tinha o Petrolina garantido.
Em entrevista à Rádio Clube, Constantino Júnior, ex-mandatário do Santa Cruz e atual presidente da Liga do Nordeste, lamentou a situação tricolor, mas afirmou ser improvável uma mudança no calendário do clube para a próxima temporada.
“O Petrolina conseguiu sua vaga dentro de campo, conquistando contra o próprio Santa Cruz. Essa condição de Série E ou de juntar a Série C com a D não vai colar. A gente sabe que a própria CBF e as confederações não falam mais de virada de mesa. Podem até mudar a fórmula de disputa, mas mudar a regra do jogo é impensável por toda a logística que envolve”, disse.
Com isso, o Santa Cruz terá apenas a oportunidade de participar do Campeonato Pernambucano de 2024, além da possibilidade de disputar a Copa do Nordeste na próxima temporada. Para isso, precisará repetir o feito de se classificar na eliminatória do Nordestão. Segundo Constantino Júnior, o formato da fase classificatória deve se repetir, com as partidas sendo disputadas no início do próximo ano.