Esportes DP

SPORT

Sport se despede de 2020 com chances favoráveis na luta contra o rebaixamento

Reportagem do Diario de Pernambuco consultou sites especializados em estatísticas do futebol para analisar as probabilidades do Sport na Série A

postado em 28/12/2020 16:27 / atualizado em 28/12/2020 16:27

<i>(Foto: Bruna Costa/Esp. DP Foto)</i>
Apesar da derrota contra o Goiás, no último sábado, o Sport se despede de 2020 fora da zona de rebaixamento da Série A, principal objetivo do clube na temporada. Após 27 rodadas disputadas e com 35.8% de aproveitamento, o time rubro-negro segue oscilando no campeonato e, sob o comando do técnico Jair Ventura, tenta melhorar o desempenho dentro de campo. 

Na 15ª colocação, o Sport soma 29 pontos, apenas um a mais do que o Vasco, primeira equipe dentro da zona de rebaixamento. Vale lembrar que o time carioca ainda tem um jogo a menos na Série A. Apesar dos altos e baixos na competição, o Leão tem perspectivas positivas para garantir a permanência na Série A, de acordo com o Infobola e o departamento de matemática da UFMG, sites especializados em estatísticas do futebol.

Os dois sites apontam uma probabilidade parecida para o Sport evitar o rebaixamento à Série B. O levantamento do Infobola indica que o Leão tem 26% de chance de ser rebaixado, enquanto a UFMG traça uma estatística de queda de 26.2%. De acordo com o aproveitamento do Bahia, 16º colocado, a projeção do “ponto de corte” para a última rodada é de 40 pontos, número que atualmente garantiria a permanência na Série A.

Pensando um pouco mais alto na classificação da Série A, o departamento de matemática da UFMG aponta que o Sport tem 18.1% de probabilidade de se classificar para a Copa Sul-Americana. O site Infobola não tem cálculos para o quesito. Faltando 11 rodadas para o fim do campeonato, a briga contra o rebaixamento segue intensa e indefinida.

Depois da derrota para o Goiás, o Sport agora só volta a campo no dia 6 de janeiro, quando recebe o Fortaleza, o primeiro de dois jogos consecutivos que tem na Ilha do Retiro (o próximo é contra o Palmeiras, três dias depois). Das 11 partidas restantes na Série A, o Leão joga em casa seis vezes e sai para outros cinco compromissos fora de casa. 
 
PROBABILIDADES DO SPORT NA SÉRIE A 

Infobola

Rebaixamento: 26%
Sul-Americana: não possui cálculos 

UFMG

Rebaixamento: 26.2%
Sul-Americana: 18.1%
 

Tags: Série A Zona de rebaixamento sport futebol probabilidade estatísticas rebaixamento