Esportes DP

SPORT

Ignorando tabu, Thiago espera confronto 'de igual para igual' diante do Corinthians

Rival vem de mau jogo contra o Palmeiras, mas conta com fator de nunca ter perdido em Itaquera contra o Leão para reverter situação adversa

postado em 20/01/2021 17:40 / atualizado em 20/01/2021 18:10

<i>(Foto: Anderson Stevens/SCR)</i>
Nesta reta final do Brasileirão, o Corinthians, embora tenha sofrido uma goleada acachapante diante do arquirrival e finalista da Copa Libertadores, Palmeiras, vem somando pontos importantes e almeja uma vaga entre os classificados ao torneio continental. Em nono, o Timão, nos últimos oito jogos pela competição, venceu cinco, empatou dois e perdeu apenas um, justamente o derby. O antagonismo apresentado pelo aproveitamento de 70% dos pontos disputados no recorte e o resultado humilhante do clássico é um bom termômetro para explicar o que define o time comandado por Vagner Mancini: a imprevisibilidade. 

Na mesma semana que anotou cinco gols no Fluminense, rival na luta pelo G6, o Corinthians tomou quatro do Palmeiras - que, além da rivalidade histórica, também possui objetivos convergentes no campeonato. Apesar do mau resultado na segunda-feira, desde a chegada de Vagner Mancini ao Parque São Jorge a equipe vem aumentando de rendimento e galgando posições no Campeonato Brasileiro - à época que desembarcou em São Paulo, o Corinthians estava a dois pontos do Z4. Tendo a inconstância do adversário em vista, Thiago Neves, que demonstrou interesse em atuar pelo Timão antes de ser anunciado na Ilha do Retiro e retorna ao Leão após suspensão, analisou o momento distinto dos dois clubes que se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h, na Neo Química Arena, em São Paulo. 

“Mancini chegou e acertou o time; tanto que eles subiram bem na tabela. Claro que a goleada sofrida no clássico é muita coisa. O Corinthians irá jogar em casa precisando da vitória e nós sabemos da força deles em São Paulo. Mas o nosso time tem qualidade, vem jogando bem enquanto visitante e, como eu falei, o Corinthians não é nenhum bicho papão e não há motivos para o Sport chegar no jogo e ficar com medo. Da mesma forma, a gente precisa da vitória e vamos jogar para cima”, avaliou o camisa 30 do Leão.

PRIMEIRO TURNO

No primeiro turno, com Lucas Mugni e Jonatán Gomez completando o setor criativo do clube pernambucano, o Sport superou o Corinthians pelo placar mínimo: gol de Iago Maidana ainda na primeira etapa. Para o confronto do returno, no entanto, o Leão da Ilha terá dois jejuns a serem rompidos: oito jogos sem vencer fora de casa e o tabu de nunca ter superado o Timão em Itaquera. Desde que foi levantado para a Copa do Mundo FIFA 2014, a Neo Química Arena foi palco de cinco partidas entre as equipes: 100% de aproveitamento dos mandantes. 

Nesta quinta-feira, às 21h, o Sport encara o Corinthians, que deve receber o time recifense com alterações, haja vista que os titulares Gabriel Girotto e Gil foram suspensos no clássico diante do Palmeiras e são ausências garantidas para o time esboçado por Vagner Mancini. Assim, o treinador deve entrar em campo com Cássio, Fagner, Jemerson, Bruno Méndez e Fábio Santos; Xavier, Ramiro e Cazares; Gustavo Silva, Mateus Vital e Jô. Vale ressaltar que a dupla de zaga corinthiana provável para o embate será inédita neste Brasileirão.

Tags: thiago neves serie a jogo sport brasileirao corinthanssp sportpe