Esportes DP

SPORT

Por primeira vitória na Série A, Sport precisará quebrar tabu de 41 anos contra Fortaleza

Em 14 jogos oficiais, única vitória leonina diante do Tricolor do Pici como visitante aconteceu na Taça de Prata em março de 1980

postado em 09/06/2021 19:40 / atualizado em 09/06/2021 19:53

<i>(Foto: Felipe Moreira/Fortaleza EC)</i>
Além do desafio de bater o líder do Brasileirão fora de casa, o Sport terá que lidar com um tabu pesado ao enfrentar o Fortaleza, na Arena Castelão, no domingo, às 20h30, para alcançar a primeira vitória na competição já na terceira rodada, pois desde março de 1980, quando venceu o Tricolor do Pici, na capital cearense, pela Taça de Prata por 2 a 1, os Rubro-negros não superam os adversários como visitantes. 

No recorte são 14 jogos disputados entre as duas equipes em competições oficiais com um histórico muito favorável aos cearenses. O Leão pernambucano tem como seu único triunfo o jogo realizado em 5 de março de 1980. Nos outros 13 encontros, foram sete empates e seis vitórias dos Tricolores, com 12 gols marcados pelos pernambucanos e 18 pelos cearenses. 

Com 100% de aproveitamento no Brasileirão, o Fortaleza só conheceu a derrota jogando em casa uma vez nesta temporada. Diante do Santa Cruz, pela primeira fase da Copa do Nordeste, o time, à época comandado por Enderson Moreira, saiu de campo batido por 1 a 0, com gol de Júnior Sergipano. Desde então, os Tricolores alencarinos jogaram outras onze partidas como mandantes, vencendo sete e empatando quatro. 

Vale lembrar que, até o momento, o Sport é o único time nordestino na Série A que ainda não enfrentou o Fortaleza em seus domínios. Contra Bahia e Ceará, o Leão cearense segue invicto em casa na temporada 2021, com uma vitória (2 a 1) e um empate (0 a 0) diante dos baianos e dois empates (0 a 0 e 1 a 1) contra o Vozão. 

Momentos diferentes em 2021
O ano de 2021 é bastante diferente para os dois Leões nordestinos. Enquanto o Fortaleza segue na disputa da Copa do Brasil e chegou às semifinais da Copa do Nordeste, o Sport caiu na competição nacional na primeira fase e registrou a pior campanha de sua história no regional. Nos campeonatos domésticos, o Leão perdeu a final para o Náutico, enquanto o Tricolor bateu o arquirrival Ceará. 

Já na Série A, mesmo diante dos mesmos adversários, o contexto é muito diferente. O Tricolor do Pici é líder do certame com duas vitórias, uma delas por 5 a 1 contra o Internacional, enquanto o Rubro-negro ainda não conseguiu superar nenhum dos seus adversários. 

Ano ruim contra rivais regionais
Pela Copa do Nordeste, o Sport encarou dois dos três rivais nordestinos presentes na Série A e, nas ocasiões, os resultados não foram nada bons. Contra Bahia, em Salvador, e Ceará, na Ilha do Retiro, o Leão saiu de campo goleado pelo mesmo placar: 4 a 0. A partida contra os alvinegros foi decisiva para a queda de Jair Ventura, que foi demitido apenas 40 dias após ter o contrato renovado pelo bom desempenho na Série A em 2020. 

Tags: Taça de Prata Série A sportpe tabu 41 anos mandante fortaleza momentos vitória rivalidade