Esportes DP

SPORT

Após dia conturbado na Ilha do Retiro, Sport assegura a realização das eleições nesta sexta

Comunicado oficial emitido pelo clube foi ao ar apenas às 23h52, após um longo dia de discussões, confusões, decisões judiciais, até do STJD

postado em 16/12/2022 00:01 / atualizado em 16/12/2022 00:06

<i>(Foto: Sandy James/ Esp. DP foto)</i>
Um dia como poucas vezes se viu na Ilha do Retiro. As 24 horas que precedem o dia 16 de dezembro, marcado para ocorrer as eleições do Sport para o biênio 2023/2024, já entraram para a história da política do clube entre as mais agitadas nos 117 anos de sua existência. De decisões judiciais a confusão e bate-boca fervoroso na sede, até o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) entrou no jogo e pediu a suspensão das eleições do clube, em liminar solicitada pela chapa de oposição, encabeçada pelo ex-presidente Luciano Bivar. Porém, o clube se pronunciou às 23h52, assegurando a realização do pleito.

Ao passo que a situação, que tem como líder o atual presidente, Yuri Romão, contesta e recorre ao que reza a Lei Pelé, vetando ao órgão competência para interferir na esfera do clube. Um ambiente impreciso está instaurado, com dois leões rugindo forte, mesmo a poucas horas para a abertura das urnas nesta sexta.

Os episódios de um dia conturbado na Ilha

O conturbado dia, porém, esquentou por volta do meio-dia, já com a Justiça negando um pedido de adiamento das eleições, solicitado por um “terceiro leão”. O ex-dirigente José Valadares chegou a requerer na Justiça, porém rejeitado pela 15ª Vara Cível da Capital. Entre os argumentos apontados pelo juiz Marcelo Russell Wanderley, que apontou a falta de “fundamentação plausível, muito menos palpável” do requerente, classificando o pedido de Valadares como uma tentativa de “Se colar, colou”. Logo o terceiro ‘Leão’ saiu de cena.

Em seguida, foi a vez da Comissão Eleitoral entrar em cena, na figura do presidente do grupo, Alexandre Bartilotti, que negou um pedido realizado pelo ‘Leão’, Luciano Bivar, candidato ao quarto mandato pela chapa de oposição “Lealdade ao Sport, que solicitava a exclusão da chapa de situação, do também ‘Leão’ e atual presidente, Yuri Romão.

Então, por volta das 21h, quando Romão já havia denunciado ‘tentativa de golpe’ de Bivar, teve início a reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, conclamada pela oposição. Bate-boca, exaltação, discussão, e até a Polícia Militar foi chamada a intervir. Quando os ânimos esfriaram, chegou então o documento advindo assinado pelo presidente do STJD, Otávio Noronha, solicitando a suspensão das eleições, a pedido de Luciano Bivar.

O órgão argumenta com base no artigo 119 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que aponta “o Presidente do Tribunal (STJD ou do TJD), perante seu órgão judicante e dentro da respectiva competência, em casos excepcionais e no interesse do desporto, em ato fundamentado, poderá permitir o ajuizamento de qualquer medida não prevista neste Código, desde que requerida no prazo de três dias contados da decisão, do ato, do despacho ou da inequívoca ciência do fato, podendo conceder efeito suspensivo ou liminar quando houver fundado receio de dano irreparável, desde que se convença da verossimilhança da alegação.”

No entanto, por sua vez, a chapa "Sport do Futuro", de Yuri Romão, se defende com base no Artigo 50 da Lei Pelé. "'Ao STJD só cabe processar e julgar processos referentes às infrações disciplinares e competições desportivas definidas no CBJD e regulamentos das entidades de administração do desporto'. Nosso estatuto é soberano. Vai ter eleição!", argumenta a chapa de situação.

Por fim, no apagar das luzes, precisamente às 23h52, o perfil oficial do Sport se pronunciou nas redes sociais, em nota afirmando que as eleições estão mantidas para esta sexta-feira, com as urnas abertas a partir das 8h.

CONFIRA O COMUNICADO DO CLUBE

O Sport Club do Recife vem, por meio deste comunicado, pronunciar-se oficialmente diante do ocorrido.

Primeiramente, prezando pela transparência com todos aqueles que fazem parte da instituição, o Clube declara que as eleições para o biênio 2023-2024 estão mantidas para o dia 16 de dezembro de 2022.

Sendo assim, aproveita este comunicado para convocar todos os sócios aptos para voto a comparecerem às urnas e, assim, exercerem os seus direitos e vontades soberanas no que tange a eleição dos cargos executivos e deliberativos do Clube.

Por último, o Sport assegura que, ao final das eleições, mais uma vez, será exercida a democracia, sendo representada pela maioria de votos dos associados elegendo algumas das chapas inscritas para o pleito.

Tags: Luciano Bivar Lealdade ao Sport Yuti Romão Sport do Futuro José Valadares Lei Pelé Ilha do Retiro sport eleições stjd cbjd