Lateral durante treinamento da Venezuela na atual temporada (Foto: Rafael Bandeira/SCR)
Novo reforço. Anunciado oficialmente nesta terça-feira (8), o lateral-direito Roberto Rosales teve seu nome publicado no BID e está regularizado pelo Sport. Com isso, o venezuelano de 34 anos fica à disposição do técnico Enderson Moreira para o duelo da próxima sexta-feira (11), às 21h30, contra o Tombense, em Minas Gerais, pela Série B do Campeonato Brasileiro. O defensor assinou contrato até o fim de 2024.
Devido à lesão de Felipinho e à suspensão preventiva de Igor Cariús, que será julgado na próxima quarta-feira (9) pelo STJD por suspeita de manipulação de resultados, o Sport correu contra o tempo para regularizar o novo reforço, que, apesar de ser lateral-direito de origem, também já atuou pela esquerda.
A última partida de Rosales foi no dia 18 de junho, quando defendeu a Venezuela contra a Guatemala em um amistoso. Se estiver em condições físicas, o lateral poderá fazer sua primeira partida com a camisa rubro-negra contra os mineiros.
Revelado pelo Caracas, da Venezuela, Roberto Rosales chegou à Europa em 2007 e continuou até a última temporada. O lateral-direito jogou no Gent, da Bélgica, e no Twente, da Holanda, antes de chegar ao futebol espanhol em 2014, quando foi contratado pelo Málaga.
Durante quatro temporadas, Rosales foi titular do clube, sempre disputando a primeira divisão do futebol espanhol, e enfrentou grandes craques do futebol mundial, como Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar. Antes de chegar ao AEK Lanarca, do Chipre, seu último clube, ele também teve passagens pelo Espanyol e pelo Leganés, ambos da Espanha.
Na última temporada pelo clube cipriota, o venezuelano disputou 42 jogos, incluindo partidas da fase qualificatória da Liga dos Campeões, além da Europa League e da Conference League. Com 95 jogos pela Venezuela, o lateral é presença constante nas convocações, tendo disputado as Copas Américas de 2011, 2015, 2016, 2019 e 2021.