Esportes DP

EVERTON FELIPE

Everton Felipe: Relembre momentos marcantes da carreira do 'Juvenil' no Sport

Com mais de 150 jogos pelo Leão, Everton Felipe anunciou a aposentadoria do futebol ontem (05), aos 26 anos

postado em 06/06/2024 12:35 / atualizado em 06/06/2024 15:28

<i>(Foto: Paulo Paiva/Arquivo DP)</i>

Após várias lesões graves, o meia Everton Felipe anunciou ontem (05) sua aposentadoria do futebol. Tratado pelo Sport como uma promessa desde as categorias de base, o agora ex-jogador marcou época no Leão tanto dentro de campo como fora dele, com boas atuações, amizade com Diego Souza e provocações ao principal rival do clube, o Santa Cruz. Relembre um pouco da sua trajetória com o EsportesDP.
 
O início promissor
Everton Felipe surgiu na base do Sport em 2013. Entre 2014 e 2015, foi emprestado ao Internacional e também teve seu destaque por lá, com rumores de compra por parte do time gaúcho. Entretanto, o jogador voltou ao rubro-negro em 2016, e foi aí que ele começou a mostrar seu futebol por aqui.
 
Amizade com Diego Souza
Na ocasião, o Sport jogava a Série A, e o principal nome do time era Diego Souza. O embaixador de 87 logo adotou Everton Felipe, que ganhou o apelido de ‘Juvenil’ do atacante. A amizade sadia parecia transpassar os limites das quatro linhas, onde os jogadores mostravam ser parceiros além dos dias de jogos e treinamentos.
  
Provocações com o Santa Cruz
Ainda em 2016, o Clássico das Multidões entre Sport e Santa Cruz, em setembro daquele ano, ainda pela Série A, teve todos os ingredientes possíveis: Gol do Santa dentro da Ilha e muita provocação, virada do Sport, muitos gols e expulsão de ambos os lados.
 
Entretanto, o destaque da partida foi Everton Felipe, que entrou no segundo tempo da partida e mudou o jogo. Deu uma assistência para a virada do Leão ainda conseguiu fazer um golaço de cobertura, sacramentando a vitória rubro-negra. 5x3 no último Clássico das Multidões na elite do futebol nacional.
 
Ao fim da partida, Everton Felipe não deixou passar as provocações, quando vinha afirmando que Grafite, atacante e ídolo tricolor, não amarrava a chuteira esquerda de Diego Souza. Assim que ouviu o apito final, exibiu uma chuteira para a torcida rival, que estava em peso na Ilha do Retiro.
<i>(Foto: Paulo Paiva/Arquivo DP)</i>
 
Em 2017, mais provocações. Após perder a primeira partida por 2x1 na semifinal da Copa do Nordeste daquele ano, o Sport precisava tirar a desvantagem em cima do Santa Cruz dentro do Arruda. 2x0 era o placar ideal para o Leão, e o afronte feio pelo atacante Aleff Pitbull no jogo de ida parece que fez reacender o Clássico.
 
Everton Felipe era um dos alvos preferidos de provocações dos tricolores. No jogo da volta, começou no banco, mas logo foi acionado. E, mais uma vez, decisivo. Por ironia do destino, o ‘Juvenil’ entrou no lugar de Diego Souza, que saiu machucado da partida aos 16 minutos do primeiro tempo. E, o primeiro toque na bola de Everton foi para fazer o primeiro gol do Leão da partida. O jogador foi bastante hostilizado, e foi contido pelos companheiros na comemoração do gol.
 
O Sport conseguiu a classificação para a final da Copa do Nordeste com um gol de André, que fazia o placar necessário para chegar à decisão. Ao final da partida, em entrevista, Everton Felipe fez questão de mostrar o celular, dizendo que iria responder todos os tricolores que passaram a semana pré-jogo enchendo o aparelho de mensagens provocativas. Mais um Clássico das Multidões positivo para o Juvenil.
 
Lesões
Everton Felipe conviveu com lesões graves na curta carreira, fator que certamente atrapalhou o desenvolvimento da carreira do atleta. Além do Sport, jogou no São Paulo, Cruzeiro, Athletico-PR e Atlético-GO, mas longe do desempenho apresentado no início da carreira. Voltou ao Leão da Ilha em 2021, mas ali já dava sinais que não estava bem, com apresentações ruins.
 
O fim
Mesmo demonstrando a todo tempo o amor que sente pelo Sport, a forma que foi tratado pela última passagem na Ilha do Retiro magoou Everton Felipe. O agora ex-atleta ainda está movendo um processo contra o clube, alegando acidente de trabalho, o que atrapalhou sua carreira. A ação passa dos 18 milhões de reais.
 
O Juvenil ainda foi acolhido pelo Retrô para tratamento no joelho após mais uma lesão grave. Ainda tentou atuar pelo clube, mas não obteve sucesso. Aos 26 anos, chega ao fim uma carreira curta, mas cheia de altos e baixos que com certeza marca a história recente do futebol pernambucano.

Tags: sport everton felipe santa cruz provocações diego souza grafite ilha do retiro arruda série a copa do nordeste 2016 2017 juvenil