Na briga para conseguir participar do Campeonato Brasileiro da Série D 2024, o Santa Cruz terá um dia importante ainda nesta semana. Na noite desta terça-feira (02), o clube informou que recebeu a notificação de inclusão em pauta de julgamento no plenário na sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro. O julgamento foi marcado para esta quinta-feira (04), com início às 12h, e será por meio de videoconferência.
Saiba mais
O processo em questão é um pedido do Santa Cruz para a CBF adiar o início da Série D, marcada para começar no dia 28 deste mês, e que a entidade considere “critérios técnicos e esportivos” para a entrada da Cobra Coral na Série D. Uma das alegações é que o Democrata de Sete Lagoas-MG foi rebaixado como lanterna do Campeonato Mineiro em 2023, hoje disputa a Série A2 Estadual e vai participar da Série D graças às desistências de três outros clubes. De acordo com a direção tricolor, isso fere os critérios desportivos da disputa.
Além disso, o Tricolor acredita que a vaga para desistências deveria utilizar o ranking da CBF para escolher o substituto, como indica o Regulamento Geral de Competições. Porém, o Regulamento Específico da Série D aponta que a vaga é da federação. No caso, a Mineira.
“O Santa Cruz FC aguarda com serenidade e confiança o desfecho desse processo, confiante na justiça e na imparcialidade do STJD”, diz a nota coral, assinada por Álvaro Maia, vice-presidente do Deliberativo tricolor.