Esportes DP

SANTA CRUZ

Reforçando necessidade de três zagueiros, auxiliar vê necessidade de Santa Cruz com mais força pelas laterais

Bazílio Amaral esteve à frente do time na derrota por 1 a 0 para o ABC e lamentou o tropeço em casa

postado em 07/03/2021 19:26 / atualizado em 07/03/2021 20:32

<i>(Foto: Rafael Melo/Santa Cruz)</i>
Com o treinador João Brigatti se recuperando da Covid-19, o Santa Cruz foi comandado pelo auxiliar Bazílio Amaral no jogo deste domingo, contra o ABC. Em campo, uma derrota após um futebol improdutivo, algo que o comandante creditou à dificuldade do ataque coral em dar velocidade e profundidade nas jogadas pelas laterais. Lembrando do jogo contra o Central, quando o Santa tropeçou após sofrer um gol de pênalti, Bazílio lamentou o resultado.

"No primeiro tempo, acho que o ABC dominou em alguns momentos e, na metade do primeiro tempo, a gente conseguiu, através das triangulações por dentro, controlar um pouquinho mais do jogo. No intervalo, a gente conversou, tentou consertar alguma coisa, o time até melhorou, acertou uma bola na trave, conseguiu fazer alguma situação diferente, mas acabou sofrendo o gol de pênalti", analisou o auxiliar.

Assim, ele também falou sobre a proposta tática do time, que manteve a formação com três zagueiros. "Eu acho que faltou um pouco de velocidade pelos lados. A gente manteve a proposta de três zagueiros e não é nem somente porque é o modelo de jogo do João (Brigatti). A gente trabalha, independente da plataforma de jogo, a questão da pós-perda, da compactação, de estar invertendo os lados. E isso pode ser tanto no 4-3-3, 3-4-3, 3-5-2, 4-4-2, isso é só número de telefone”.

Na visão de Bazílio, a formação com três defensores centrais força o Santa a ter um comportamento mais eficiente pelas alas, algo que ficou faltando no jogo. “Quando você arma três zagueiros, existe a necessidade de você deixar o time mais rápido pelos lados, ter amplitude, profundidade, e isso, infelizmente, não está acontecendo. Nós temos construtores por dentro, Chiquinho, Didira, Paulinho, mas não fazem a infiltração. Nós precisamos ter infiltração pelos lados".

Assim, ele foi além e reafirmou a necessidade de um esquema com três zagueiros, uma vez que o time ainda tem desfalques na defesa. “Há uma deficiência ainda na lateral esquerda. O Leonan está lesionado, não pode jogar, o Eduardo é um menino da base que subiu, a gente está dando oportunidade para ele, e improvisamos o Balotelli nesse jogo também e no contra o Vitória. Então, a gente está em uma posição que precisa deixar o time mais seguro com três zagueiros”.

Tags: bazilio amaral joao brigatti formacao lateral elenco abc derrota