
Saiba mais
Zé Teodoro vê elenco do Santa Cruz motivado e avalia reencontro com o CSE : 'É preciso guerrear' Técnico projeta 'outra característica' contra o CSE e pede adaptação no Santa Cruz Anderson Ceará é apresentado, tem nome publicado no BID e já pode estrear pelo Santa Cruz Santa Cruz avalia saldo de prejuízos materiais no Arruda após partida entre Náutico e Vasco
O que tem sido uma notícia, já que pouco restou daquele cenário complicado do início do mês de maio. Dessa forma, o Esportes DP destrincha, abaixo, cinco pontos determinantes no trabalho do técnico Marcelo Martelotte neste primeiro mês à frente do Santa Cruz em 2022:
1- Parceria com Zé Teodoro

Enquanto o treinador retornou pela quinta vez para o comando coral, sendo a mais recente na temporada 2020, Zé, agora como coordenador técnico, voltou a vestir as três cores após 10 anos. E a experiente parceria, mesmo que em pouco tempo, tem rendido bons frutos. Para além dos resultados em campo, jogadores já destacam os aprendizados com a presença dos veteranos na rotina.
2- Trato com o elenco

Em sua partida de estreia, na derrota contra a Jacuipense, pouco mexeu no escalação titular. Teve apenas três treinamentos com o elenco. Já no segundo jogo, mudou mais da metade do time, entre trocas de jogadores e mexidas táticas. No gol, trouxe Jefferson, após quatro meses, de volta ao posto de titular. Na lateral-direita, viu Edson Ratinho retomar o bom futebol e assumir a posição. Ainda, tem feito bom uso da versatilidade de peças como o volante Daniel Pereira e o meia-atacante Wescley.
3- Reconquista de Gilberto

O momento motivou as demissões de Leston e do executivo de futebol Marcelo Segurado. Decisão que não agradou os jogadores, que se pronunciaram na publicação oficial do clube em rede social. Gilberto, mais uma vez, esteve à frente. À época, escreveu 'qualquer decisão iremos juntos', tornando pública a possibilidade de deixar o Arruda. No entanto, a situação, no final, foi contornada e o volante selou sua permanência.
Reconquista a ser comemorada, já que, hoje, Gilberto, além da liderança dentro do plantel, tem recuperado o seu futebol pós-lesão. No último jogo, inclusive, na vitória por 1 a 0 contra o Sergipe, voltou ao posto de titular e fez uma das suas melhores apresentações com a camisa do Santa Cruz. Após a partida, Martelotte rasgou elogios à atuação do camisa 5.
4- Saídas e chegadas

Desde então, entre reposições obrigatórias e oportunidades de mercado, sete novas contratações chegaram ao Arruda. Na zaga, Alemão e Doni foram apresentados. Na lateral direita, Jefferson Feijão. Na meia, Guilherme Castro e Anderson Ceará - reforço mais recente - foram os escolhidos. Mais à frente, os atacantes Lucas Silva e Hugo Cabral se apresentaram. Todos à disposição da comissão técnica.
5- Retomada na Série D

E conseguiu. Aos poucos, entre treinos e jogos, Martelotte parece estar colocando, enfim, o time do Santa Cruz nos trilhos. No último domingo, na vitória contra o Sergipe, a equipe fez o sua melhor partida no Brasileiro. Imponente, o Tricolor venceu e convenceu, como há muito não acontecia. Não sofreu gols, balançou as redes e se mostrou consistente. Na coletiva pós-jogo, o técnico destacou o processo de evolução dos atletas e, consequentemente, na tabela. Com oito pontos conquistados, alcançou a terceira colocação e entrou no G-4 pela primeira vez.
Números corais desde o seu retorno:
Jacuipense 2 x 0 Santa Cruz
Santa Cruz 2 x 1 CSE
Sergipe 1 x 1 Santa Cruz
Santa Cruz 1 x 0 Sergipe
Gols feitos: 4
Gols sofridos: 4
Posição atual: 3º colocado
Aproveitamento: 58%
Santa Cruz 2 x 1 CSE
Sergipe 1 x 1 Santa Cruz
Santa Cruz 1 x 0 Sergipe
Gols feitos: 4
Gols sofridos: 4
Posição atual: 3º colocado
Aproveitamento: 58%