Esportes DP

5x1

Santa Cruz goleia o Afogados e, ao menos, garante mando de campo no mata-mata do Campeonato Pernambucano

Tricolores não serão mais alcançados na 4ª colocação e carimbaram que decidirão no Arruda os jogos das quartas de final ou semifinal do Estadual

postado em 19/02/2024 22:00 / atualizado em 19/02/2024 22:29

 

<i>(Foto: SANDY JAMES/DP)</i>
O Santa Cruz atropelou o Afogados por 5x1, na noite desta segunda-feira (19), no Arruda, pela 8ª rodada do Campeonato Pernambucano. Os gols tricolores foram marcados por Paulo César, Pedro Bortoluzzo, João Diogo, João Pedro e Gilvan. A Coruja descontou com Rodrigo.

Com a goleada e o terceiro triunfo seguido na competição, os tricolores mantiveram vivas as chances de garantir a classificação para a Série D do ano que sem precisar chegar ao mata-mata do Estadual. Para isso, a equipe coral precisará vencer o Central na última rodada, em Caruaru, e torcer para o Retrô empatar ou perder para o já rebaixando Flamengo de Arcoverde, no Arruda.

Caso o cenário não ocorra, o time do técnico Itamar Schülle segue na briga pela vaga, já que carimbou a quarta colocação e terá a vantagem de, no mínimo, disputar as quartas de final em casa, contra Central, Maguary ou Afogados.


Vale lembrar que, com 16 pontos, o Santa Cruz ainda podem chegar à terceira colocação ou até à vice-liderança do Campeonato, já que o Retrô e o Náutico tem apenas um ponto a mais na tabela de classificação.

 

O JOGO 

Pressionado pela necessidade da vitória para tentar conseguir a vaga na Série D ainda na primeira fase, o Santa Cruz se lançou ao ataque desde o apito inicial. Sem o seu principal destaque, Matheus Melo, fora do jogo por conta de uma lesão na clavícula, os tricolores tiveram dificuldades na armação das jogadas e apostaram na velocidade pelos lados do campo. A maioria das investidas aconteceu pelo lado esquerdo de campo, com o atacante Thiaguinho.

 

Esbarrando no ferrolho defensivo do Afogados, foi só na bola parada que a equipe coral conseguiu abrir o placar. Aos 20 minutos, Caio Mello cobrou escanteio na primeira trave, o zagueiro Paulo César se antecipou a marcação e acertou o cabeceio certeiro, para o delírio dos quase 15 mil tricolores presentes no Arruda.

<i>(Foto: SANDY JAMES/DP)</i>
Mas não deu nem tempo para muita comemoração. Apenas cinco minutos depois, aproveitando a lacuna pelo setor direito do Santa Cruz, a Coruja engatilhou um contra-ataque mortal. Foram necessários apenas seis toques para a bola sair da grande área defensiva do Afogados e morrer no fundo da rede coral, após Rodrigo driblar o goleiro William. Ao intervalo, houve um misto de vaias e aplausos.

Decididos a reverter a maré de desconfiança, o Santa Cruz voltou dos vestiários de maneira impiedosa e cumpriu à risca o objetivo. Foram nada menos do que quatro bolas na rede no segundo tempo. Com toques de bola mais rápidos, os tricolores aproveitaram bem as brechas do Afogados, principalmente no último terço do campo. Com superioridade numérica na grande área, todos os gols surgiram de cruzamentos e finalizações vindo por trás da marcação.

Os responsáveis por fazer a festa coral foram: Pedro Bortoluzzo, João Diogo João Pedro e Gilvan, que havia acabado de sair do banco de reservas. Fim de jogo: Santa Cruz 5x1 Afogados.

 

FICHA DO JOGO

SANTA CRUZ: 5

William; Toty, Paulo César, Rafael Pereira (Ítalo Melo) e Juan Tavares; Lucas Siqueira, Caio Mello (Henrique Lordelo) e João Pedro; Thiaguinho (João Victor Santos), João Diogo (Dudu Ferraz) e Pedro Bortoluzo (Gilvan). Técnico: Itamar Schülle

AFOGADOS: 1

Jefferson Danilo; Arthur, Heverton Luiz (Ítalo), Danilo Bala (Jardeu) e Wesley; Jordan (James Dean), Alemão e Fernandinho (Robinho); Palominha, Pacajus e Rodrigo. Técnico: Pedro Manta

Gol: Paulo César (20'1T) (SAN), Pedro Bortoluzzo (8'2T), João Diogo (10'2T), João Pedro (36'2°T) e Gilvan (45'2°T); Rodrigo (25'1T) (AFO)

Cartões Amarelos: Pedro Bortoluzzo e João Diogo (SAN); Alemão e Jordan (AFO)

Árbitro: Anderson Luis Marques

Assistentes: Clóvis Amaral da Silva e Fernando Antônio da Silva Júnior

Local: Arrruda (Recife/PE)

Público: 14.235

Renda: R$ 223.040,00

Tags: resultado, santa cruz, afogados, campeonato pernambucano