Pedro Lima virou titular com Mariano Soso (Foto: Sandy James/DP)
Um novo nome surgiu na lateral direira do Sport: Pedro Lima. O atleta de apenas 17 anos já chamava atenção desde as categorias de base do time e teve suas primeiras oportunidades como profissional em 2024. E vem aproveitando bem, sendo uma das peças principais no esquema de Mariano Soso, ajudando o clube a vencer mais um Campeonato Pernambucano ao segurar o 0 a 0 com o Náutico neste sábado (6) na Arena de Pernambuco.
Pedro Lima é tratado como uma joia pelo clube pernambucano desde cedo. No Sport desde quando ainda jogava futsal, o lateral direito sempre foi uma promessa, com boas atuações. O bom relacionamento com a bola também foi para o gramado, onde ainda continuou se destacando, chegando a figurar nas categorias de base da Seleção Brasileira. Em 2024, mais um passo importante na carreira do jovem atleta.
Em janeiro deste ano, foi para São Paulo disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. O Sport conseguiu passar da fase de grupos da competição, mas acabou eliminado pelo Palmeiras na fase de mata-mata. Entretanto, a boa atuação de Pedro Lima não passou despercebido pelo clube, e nem pelo técnico do time principal, Mariano Soso.
O recém chegado técnico argentino é conhecido por valorizar as categorias de base pelos clubes onde trabalhou. E não foi diferente no Sport. Assim que a delegação rubro-negra chegou em Recife após a Copinha, dois atletas foram integrados no elenco principal do Leão. Foram eles o zagueiro Baraka e, obviamente, o lateral Pedro Lima.
"Nuunca imageinei que seria assim meu começo no profissional. Vinha me preparando pra esses momentos. Desde que cheguiei ao Sport joguei 3 Pernambucanos, fui tricampeao sem jogar uma final. Estou muito feliz e agradeço a Deus. O apoio da torcida é surreal. Nos empurra durante o jogo. É inexplicavel", disse Pedro Lima.
E ainda em janeiro, a joia rubro-negra estreou no elenco principal. Uma atuação segura na vitória sobre o Afogados por 2 a 0 lhe qualificou a figurar entre os titulares no jogo seguinte do Leão. Em nova vitória do Sport, um gol, para assegurar de vez que a briga na lateral direita rubro-negra ia ficar cada vez mais difícil.
Ao passar pelo teste de fogo, na estreia do Sport diante do Bahia na Fonte Nova pela Copa do Nordeste, parece que o atleta firmou-se de vez. Com uma atuação bastante segura, desde então o jogador vem figurando entre os 11 iniciais nos principais jogos do Sport na temporada. Na primeira final do Campeonato Pernambucano diante do Náutico, nos Aflitos, no último sábado (30), Pedro Lima anotou uma assistência para o gol de Gustavo Coutinho, ajudando assim a construir a importante vantagem para o jogo da volta, na Arena de Pernambuco.
Hoje, está mais valorizado do que nunca. Com o contrato renovado com o Leão até 2027, o jogador é observado por clubes nacionais e europeus. Entretanto, não demonstra indícios de que vai sair da Ilha do Retiro em um futuro próximo. A multa rescisória do atleta para clubes nacionais é de R$ 55 milhões. Clubes europeus terão de desembolsar 12 milhões de euros para fazer o atleta atravessar o Atlântico.
Por fim, Pedro Lima parece aproveitar bem a boa fase que vive na carreira, ao conquistar seu primeiro título profissional antes de completar 18 anos. Não podemos prever o futuro, mas se tudo continuar acontecendo da maneira que vem na carreira do jovem lateral, ele tem todas as ferramentas para se tornar mais um ídolo rubro-negro.