Esportes DP

FÓRMULA 1

Red Bull dá 'aula' de estratégia à Ferrari e Verstappen vence GP da Hungria de Fórmula 1

Holandês largou em décimo e fez ótima corrida de recuperação para vencer e ampliar a vantagem na liderança do Mundial para 80 pontos

postado em 31/07/2022 11:59 / atualizado em 31/07/2022 12:00

<i>(Foto: Divulgação/Red Bull)</i>
Pela oitava vez na temporada, a Fórmula 1 viu Max Verstappen subir no posto mais alto do pódio para ouvir o Hino da Holanda. Numa corrida de ótima recuperação, o atual campeão do mundo largou em décimo e contou com uma boa estratégia da equipe Red Bull para vencer o GP da Hungria. Verstappen teve sorte também com grandes erros da Ferrari, que tiraram Charles Leclerc e Carlos Sainz da briga até pelo pódio, que foi completado com muito mérito pelas duas Mercedes de Hamilton (2º) e Russell (3º).

Com isso, a vantagem que era de 63 pontos no Mundial subiu para 80, com 258 do holandês contra 178 de Leclerc. Restando apenas nove provas até o final da temporada, que retorna no fim de agosto, o bicampeonato fica ainda mais encaminhado para Verstappen.

Para piorar a situação da Ferrari, a equipe italiana vê a Red Bull se distanciar também na briga pelo Mundial de Construtores. Além disso, vê a briga esquentar com a Mercedes, que em ascensão tenta tomar a vice-liderança do campeonato de equipes.

Largada

Depois de surpreender ao roubar a pole position no sábado, primeira da Mercedes no ano, George Russell seguiu fazendo um bom trabalho na largada e se defendeu bem do forte ataque das duas Ferraris. Seu companheiro de equipe, Hamilton também largou bem e ultrapassou as duas Alpines para tomar a P5.

Mais atrás, após uma classificação ruim, as duas Red Bulls também iniciaram uma corrida de recuperação. Na volta 10, já haviam superado as duas Alpines, com Verstappen na P6 e Pérez na P7.

Norris ‘escalado pelo trio’

Com Verstappen na cola, Hamilton só se livrou da McLaren de Lando Norris na volta 12, com o atual campeão aproveitando a manobra para seguir a caçada. Pérez também ultrapassou o jovem inglês na volta seguinte, colado atrás do colega de Red Bull.

Alpines se estranham

Já na largada, Alonso reclamava no rádio da postura defensiva do colega Ocon. E com a estratégia de parada única para os dois carros da equipe francesa, Ocon voltou novamente à frente enquanto Alonso se defendia de Daniel Ricciardo. O australiano aproveitou o duelo interno, e fez uma bela ultrapassagem dupla.

Leclerc ao ataque

Só na volta 27 Leclerc imprimiu um ritmo suficiente para encostar em Russell, para tentar tomar a liderança com o DRS ativo. Mesmo com um carro menos competitivo, o inglês resistiu aos ataques o quanto pôde, sendo ultrapassado por fora ao fim da reta, na abertura da volta 31.

Erros da Ferrari custam caro

Verstappen parou na volta 39, mesmo com os primeiros sinais de chuva. Leclerc e Russell também pararam na volta 40, porém o inglês voltou atrás das duas Red Bulls. De pneu duro, escolhido pela Ferrari, Leclerc foi facilmente atacado por Verstappen. O holandês até errou e rodou, perdendo novamente a posição, mas na volta 45 ultrapassou de vez o monegasco.

Na volta 54 Russell ultrapassou Leclerc, deixando claro que a escolha por pneus duros foi ruim. O que ficou ainda mais evidente quando a Ferrari chamou o monegasco de volta para os boxes, para colocar pneus macios, sendo o único do pelotão da frente com três paradas.

Hamilton lutador

Para deixar o fim de semana ainda mais amargo para a Ferrari, Hamilton ainda teve tempo de ultrapassar com relativa facilidade Carlos Sainz, tirando o espanhol do pódio na volta 63. E o heptacampeão, que largou em P7, também partiu para cima do companheiro de equipe, e tomou a P2 de George Russell.

A chuva, enfim, deu as caras já no fim da prova. Mas já não havia mais tempo para alterar a briga na corrida. Apesar dos problemas ao longo da corrida, a Alpine pontuou com seus dois carros, porém atrás de Lando Norris.

O tetracampeão Sebastian Vettel, no fim de semana do anúncio de sua despedida da Fórmula 1, somou um ponto importante para a Aston Martin.

Tags: Lewis Hamilton George Russell Carlos Sainz Charles Leclerc Red Bull Sérgio Pérez Max Verstappen Fórmula 1 %u201cgp da hungria%u201d mercedes ferrari classificação corrida f1