Esportes DP

SANTA CRUZ

Democrata de Sete Lagoas comenta sobre ação do Santa Cruz que reivindica vaga na Série D

O departamento jurídico coral alega que o Democrata-SL não atende aos critérios técnicos exigidos pelo artigo 193 da Lei Geral do Esporte

postado em 27/03/2024 09:00 / atualizado em 27/03/2024 13:13

<i>(Foto: Divulgação/Demorcrata-SL)</i>

“Enquanto tiver 1% de chance, teremos 99% de luta”, frase dita por Álvaro Maia vice-presidente do Conselho Deliberativo, em relação a possível vaga na do Santa Cruz na Série D. Nos bastidores, a Cobra Coral se articula para entrar com ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com o intuito de contestar a inabilitação da classificação do Democrata de Sete Lagoas, uma vez que  o clube mineiro foi rebaixado à Segunda Divisão no Estadual do ano passado.

O Jacaré, como é conhecido o Democrata de Setes Lagoas, foi rebaixado como lanterna no Campeonato Mineiro de 2023. Em função da desistência de Democrata-GV, Villa Nova e Caldense, a equipe disputará a Série D. Desta forma, o jurídico coral alega que o Democrata-SL não atende aos critérios técnicos exigidos pelo artigo 193 da Lei Geral do Esporte. 

Argumento do Santa Cruz: 

O Mais Querido acredita que uma agremiação rebaixada, no caso, o Democrata de Sete Lagoas, no Estadual, não atende a critérios técnicos que o credibilize a atuar na Série D. Com isso, o clube mais bem colocado no Ranking da CBF deste ano, entre os times sem divisão nacional - seria o Santa Cruz, que herdaria a vaga na Quarta Divisão.
 
O Santa Cruz utiliza-se do parágrafo 4º, do artigo 103, do Regulamento Geral de Competições da CBF em que diz, em competições organizadas pela entidade e filiadas, “Caso algum clube desista ou não confirme sua participação, caberá à CBF a atribuição da vaga a um novo clube, valendo-se de critérios técnicos, isonômicos, equânimes e que privilegiem o fomento do futebol, podendo adotar o Ranking Nacional de Clubes (RNC) atualizado a atribuir a vaga para clube de outra Federação”.

Nota oficial do Democrata de Sete Lagoas:
 
Recebemos com supresa e tranquilidade a notícia de que o Santa Cruz pleiteará a vaga do Democrata FC na Série D do Brasileiro 2024.

Clubes melhores colocados do que o Democrata no Módulo 1 do Mineiro 2022 abriram mão da vaga até que chegou a nós, apesar de termos sido os últimos colocados no Mineiro. 
Assim, fomos convidados pela CBF, respeitando critérios técnicos, e aceitamos, sendo que, inclusive, já participamos do Conselho Técnico da Competição e somos parte da tabela que já foi divulgada.

Não há nenhuma providência a ser adotada por enquanto, até porque não temos sequer a confirmação de que já houve ajuizamento de alguma medida.

Contudo, obviamente, seguimos atentos e acompanhando a situação.

Tags: tecnicos inabilidade criterio cbf stjd vaga cruz santa d serie lagoas sete de democrata