Esportes DP

FÓRMULA 1

Verstappen segura Sainz, vence o GP do Canadá e amplia liderança na Fórmula 1

Atual campeão mundial alcança os 175 pontos na classificação da temporada, contra 126 do principal rival, Charles Leclerc

postado em 19/06/2022 16:56 / atualizado em 19/06/2022 17:15

<i>(Foto: Divulgação/Red Bull)</i>
Ainda mais líder. Max Verstappen, atual campeão mundial, venceu neste domingo o GP do Canadá e alcançou os 175 pontos na classificação da temporada entre os pilotos. Numa corrida conturbada, com três utilizações do safety car, o holandês se sobressaiu e segurou Carlos Sainz nas 15 últimas voltas, mesmo tendo um pneu mais desgastado perto do fim.

Pior para Charles Leclerc, que mesmo fazendo boa corrida de recuperação ao largar no fim do pelotão, ainda conseguiu terminar em quinto. O monegasco, principal ameaça ao bicampeonato de Verstappen, somou dez pontos na tabela mas não retomou a vice-liderança,que segue com Sérgio Pérez (que abandonou a prova) e está a 49 pontos do rival, com 126.

Largada
Verstappen não teve problemas para se manter na ponta, com Alonso sendo bastante conservador, mais preocupado em se manter em segundo. Uma largada sem grandes intercorrências, exceto por um toque na asa dianteira de Magnussen, que tentou atacar Hamilton e acabou danificando a asa dianteira.

Só com a liberação do DRS as ultrapassagens se intensificaram, Com Sainz passando Alonso e partindo para a caça a Verstappen. Russell, também se sobressaiu, e chegou logo ao quinto lugar, atrás do companheiro de Mercedes.

As primeiras trocas já haviam acontecido, com Vettel e Gasly, quando Pérez abandonou na volta nove, por problemas no motor da Red Bull. Com o safety car virtual acionado, Verstappen aproveitou para realizar a troca de pneus, assim como Hamilton, os únicos do grupo da zona de pontuação, apostando num bom rendimento dos pneus duros até o fim da prova.

Enquanto isso, lá atrás, Leclerc imprimia seu ritmo da corrida de recuperação, após largar em último devido a uma punição por troca de motor. Na volta 14, já era o 12º colocado, tentando atacar Bottas e Albon.

Verstappen ao ataque
Na volta 15, o líder do campeonato não teve dificuldade em ultrapassar Fernando Alonso, e agora inverter a caça à Ferrari de Carlos Sainz, 5s à frente.

Na volta 20, ao ser ultrapassada por Zhou, a Haas de Schumacher quebrou, justo quando o alemão fazia uma ótima corrida na P7. O novo safety car virtual abriu outra janela de paradas, com Russell e Ocon beneficiados pela boa estratégia. Sainz optou por parar  e abriu caminho para Verstappen voltar à liderança, retornando dos boxes atrás de Alonso, logo ultrapassado em seguida na volta 22.

A batalha pelo pódio
Nitidamente sem condições de lutar pela vitória, restou para os campeões Alonso e Hamilton o duelo pelo pódio. O inglês conseguiu a ultrapassagem na volta 24, numa manobra segura e sem chances de defesa para Alonso.

Safety Car
Verstappen parou na volta 44, e partia para mais um ataque sobre Sainz, contando com a vantagem dos pneus mais novos. A Ferrari tentaria se defender, mas havia alertado que Sainz pararia também caso houvesse um novo safety car. E aconteceu. Na volta 49, o japonês Tsunoda errou feio na saída dos boxes, e acertou o muro. Bom também para Leclerc, que a essa altura era o sétimo, enroscado nas duas Alpines.

A relargada aconteceu na volta 55, com Verstappen abrindo bem, tentando abrir um segundo antes da reabertura para o DRS. Sainz colou em Verstappen na volta 58, fazendo uma volta mais rápida atrás da outra. Porém o atual campeão mundial suportou bem a pressão e controlou até o final.

Mais atrás, Leclerc passou Alonso no hair pin e quando conseguiu em cima de Ocon também, errou e teve que devolver a P5. No volta seguinte, porém, não errou. E conseguiu tomar a posição, novamente no hair pin, mas não havia mais fôlego para tentar abrir uma caçada sobre as duas Mercedes.

Tags: Lewis Hamilton George Rusell Carlos Sainz Charles Leclerc Red Bull Sérgio Pérez Max Verstappen GP do Canadá Fórmula 1 mercedes ferrari classificação corrida f1