Esportes DP

SÉRIE D

Campanha, trunfos e silêncio: Retrô prega 'pés no chão', mas chega com moral para o mata-mata

Azulino avançou para a segunda fase com o melhor desempenho entre as 32 equipes classificadas; Cobra Coral, por sua vez, é 'lanterna' do ranking

postado em 22/07/2022 19:11 / atualizado em 22/07/2022 19:15

<i>(Foto: Divulgação/Retrô)</i>
Com moral. Apesar da semana 'silenciosa', é inegável que o Retrô chega para o mata-mata da Série D confiante. Afinal de contas, é dono do melhor desempenho entre as 32 equipes classificadas para a fase final. Foi derrotado apenas uma vez. E os bons números foram aliados a destacáveis apresentações. Sob o comando do técnico Dico Woolley, a Fênix parece não ter vivido o hiato após o bom Campenato Pernambucano. No Brasileiro, seguiu convencendo. 
 
A temporada positiva, voando alto, no entanto, não tira os 'pés do chão'. É o que defende o diretor Gustavo Jordão. Para ele, agora se inicia um novo campeonato. Os feitos da primeira fase não deixam de ser importantes, mas já não definem, de forma direta, o rumo do Retrô no confronto contra o Santa Cruz, por exemplo, que tem seu primeiro capítulo neste domingo, no Arruda. Apesar do destaque, a palavra segue sendo trabalho e a ordem é 'falar pouco'. 
 
Isso porque o Retrô, de fato, se blindou durante esta semana. Em contato com a reportagem do Esportes DP, Gustavo Jordão foi breve. "O clube está se preparando. Estamos focados em fazer um grande jogo. Virou a chave. O que foi feito, está aí. Agora, é entrar em campo". A postura, no entanto, não é isolada. Se deu justamente após em meio ao cenário de provocações de jogadores de ambos os times. 

Do lado do Retrô, logo após a definição do confronto contra a equipe coral, um jogador postou uma foto do grupo azulino comemorando. Na imagem, a frase 'que venha o santinha!". Postagem que não foi bem vista por Hugo Cabral, artilheiro do Tricolor na competição. Em resposta, o atacante afirmou que o Santa Cruz irá 'atropelar' o Retrô no domingo.  

Abaixo, alguns dos números que desenham a trajetória azulina: 
 
Campanha 

Foram alcançado 33 dos 42 pontos possíveis. Um aproveitamento de 78,57%. O melhor entre os classificados ao mata-mata. Ao todo, 10 vitórias, três empates e apenas uma derrota. 
 
Pontos fortes

Um ataque positivo e uma defesa segura. Em números e rendimento, o Retrô conseguiu provar ser um time equilibrado. Com a defesa vice-campeã pernambucana mantida, com destaque para a dupla de zaga formada por Renan Drutra e Guilherme Paraíba, a Fênix sofreu apenas seis gols. Lá na frente, 27 vezes conseguiu balançar as redes. Todos os números conquistados em 14 partidas.

Destaque 

O atacante Franklin Mascote é o grande nome da equipe comandada por Dico Woolley. Chegou para a disputa da Série D e está dando conta do recado. O jogador balançou as redes em 10 oportunidades e é um dos principais goleadores da disputa. Se tornou, inclusive, maior artilheiro da história da equipe de Camaragibe. Protagonista.