Esportes DP

TÊNIS

Leylah Fernandez, de 19 anos, vence Sabalenka e vai à final do US Open

A canadense venceu Aryna Sabalenka, da Bielorrússia, por 2 sets a 1

postado em 10/09/2021 09:34

<i>(Foto: SARAH STIER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP)</i>
A revelação canadense Leylah Fernández, de 19 anos, avançou para sua primeira final de Grand Slam nesta quinta-feira ao derrotar a número 2 do mundo, a bielorrussa Aryna Sabalenka nas semifinais do Aberto dos Estados Unidos. 

Fernández, de pai equatoriano, venceu Sabalenka por 7-6 (7-3), 4-6 e 6-4 em duas horas e 20 minutos de jogo na quadra principal de Flushing Meadows (Nova York). 

Largando do 73º lugar do ranking mundial, Fernández se tornou uma das grandes sensações do torneio ao derrotar três integrantes do top 5: Sabalenka, Elina Svitolina e Naomi Osaka. 

A segunda semifinal feminina do Open será disputada na noite desta quinta-feira pela grega Maria Sakkari e pela britânica Emma Raducanu, de 18 anos.

Uma dessas três tenistas erguerá o primeiro título de Grand Slam de sua carreira no sábado. 

Depois de se tornar favorita do público de Nova York, Leylah Fernández está a um passo de coroar um grande Aberto dos Estados Unidos, depois de não ter conseguido passar da terceira fase em suas últimas seis participações em Grand Slams. 

"Não tenho ideia" de como ganhei, disse a canadense após o jogo, agradecendo o apoio do público e das personalidades que vieram torcer por ela, como seu compatriota Steve Nash, ex-astro da NBA e atual técnico do Brooklyn Nets.

Nash "é uma grande inspiração", disse ela. "Obrigado ao público. Os torcedores nunca desistiram de mim, nunca pararam de me apoiar". 

"São anos e anos de trabalho, lágrimas, sangue e sacrifícios. E de deixar tudo na quadra. Eu queria estar na final", destacou. 

Antes de completar 18 anos na segunda-feira, Fernández já havia se destacado ao vencer duas ex-número 1 do mundo, a alemã Angelique Kerber e a japonesa Osaka, terceira do mundo e atual campeã do US Open. 

Subindo mais um degrau, a canadense eliminou nesta quinta-feira a segunda colocada, Sabalenka, que pela segunda vez perdeu a chance de disputar uma final de Grand Slam.

Tags: naomi osaka us open leylah fernandez canadense equatoriana sabalenka tenista tenis