Esportes DP

AUTOMOBILISMO

Em vídeo de 2021, Nelson Piquet chama Lewis Hamilton de 'neguinho' e fala racista repercute

Após vídeo viralizar, F-1, FIA e Mercedes condenam fala racista; "vamos focar em mudar a mentalidade", escreveu o britânico no Twitter

postado em 28/06/2022 09:22 / atualizado em 28/06/2022 09:43

<i>(Foto: JOE KLAMAR / AFP)</i>
Em um vídeo publicado no ano passado, o ex-piloto e tricampeão da Fórmula 1, Nelson Piquet, usou um termo racista para se referir a Lewis Hamilton. Ao comentar o acidente entre o britânico heptacampeão da F1 e o holandês Max Verstappen, Piquet chamou Hamilton de 'neguinho'. Nesta terça-feira (28), com a repercussão do vídeo, Mercedes, Fórmula 1 e Federação Internacional do Automóvel (FIA) emitiram comunicados condenando o brasileiro veterano.

"Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma e não deve fazer parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito", diz o comunicado da F-1. "Seus esforços incansáveis para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo com o que estamos comprometidos na F1", acrescentou.

A Mercedes, equipe de Hamilton, também se posicionou diante do episódio. "Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso esporte para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas. Juntos, compartilhamos a visão de um automobilismo diversificado e inclusivo, e este episódio destaca a importância fundamental de continuar lutando por um futuro melhor".

Já a FIA condenou a fala racista de Nelson Piquet. "A FIA condena veementemente qualquer linguagem e comportamento racista ou discriminatório, que não tem lugar no esporte ou na sociedade em geral. Expressamos nossa solidariedade a Lewis Hamilton e apoiamos totalmente seu compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor".