Esportes DP

FUTEBOL PERNAMBUCANO

Federação Pernambucana de Futebol recebe autorização da CBF para implementação de público nos estádios

Decisão depende apenas da liberação do governo de Pernambuco

postado em 06/04/2021 21:07 / atualizado em 06/04/2021 21:16

<i>(Foto: FPF/Divulgação)</i>
Em audiência pública da Comissão de Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Evandro Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), anunciou que a entidade recebeu o aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para permitir público nos estádios. Segundo o mandatário, a entrada dos torcedores estará condicionada à vacinação. Além disso, Evandro afirmou que todo o aparato tecnológico está pronto para garantir a adequação aos protocolos. 

“Eu havia solicitado à CBF uma autorização para realizar o primeiro jogo na América Latina com público, porque nós já dispomos da tecnologia de acreditação digital de certificação de vacinação. Então, eu já tenho a autorização, já recebi a informação do meu pessoal de TI de que eu posso realizar em qualquer cidade de Pernambuco, em qualquer estádio. Eu já tenho todo o equipamento. Em qualquer cidade, hoje, eu posso fazer adentrar ao estádio e certificar digitalmente, pelo QR Code no celular, que aquela pessoa foi vacinada”, revelou. 

Agora, com a autorização da CBF, o próximo passo é conseguir a liberação do governo de Pernambuco. Para isso, Evandro Carvalho tentará acordar os protocolos com as autoridades sanitárias. Depois disso, será possível decretar o máximo de pessoas permitidas nos estádios. Extasiado com a possibilidade, o presidente da FPF pretende implementar de forma célere o ingresso dos torcedores nas arquibancadas. 

“Eu vou entrar em contato com o secretário de Saúde André Longo, pedir autorização dele e, se o governo autorizar, Pernambuco poderá fazer o primeiro experimento da América Latina. [...] Se houver permissão do estado, nós já poderíamos fazer a experiência inédita no jogo entre Afogados e Sport, com cem, duzentas, trezentas pessoas, quantas o estado definir”, detalhou Evandro. 

Tags: Evandro Carvalho Futebol pernambucano Campeonato pernambucano fpf cbf