Esportes DP

ATLETISMO

Pernambucano com paralisia cerebral leva ouro no atletismo e se classifica para fase nacional das Paralimpíadas Escolares

Nicolas de França Marques, de 10 anos, conquistou medalha de ouro nos 60m e duas medalhas de prata nas provas de 150m e salto em distância

postado em 30/08/2022 19:02

<i>(Foto: Divulgação)</i>
O pernambucano Nicolas de França Marques, de 10 anos, fez história nas Paralimpíadas Escolares 2022, realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Durante etapa regional no Rio Grande do Norte, o estudante com paralisia cerebral conquistou medalha de ouro nos 60m e duas medalhas de prata nas categorias 150m e salto em distância na classe T37, que inclui atletas com transtorno do movimento e falta de coordenação motora de grau moderado em um dos lados do corpo. Com os títulos, Nicolas está classificado para a etapa nacional que será em São Paulo, entre os dias 21 e 24 de novembro. 

As Paralimpíadas Escolares em Natal foram a primeira competição oficial na vida de Nicolas, que iniciou nas provas de campo do atletismo há cerca de seis meses, após a observação do técnico Ismael Marques, que atua com atletismo paralímpico no estado. As provas realizadas pelo estudante aconteceram na pista de atletismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre os dias 24 e 26 de agosto. O evento contou com cerca de 300 jovens atletas com deficiência em provas também de natação e bocha.

"Estou muito feliz em representar meu estado e a minha escola e pela felicidade dos meus amigos, meus pais e minha família. Desde pequeno eu gosto de esportes e, mesmo tendo uma limitação, eu sempre vou ser um atleta, porque o esporte me faz muito bem, me fazendo  sentir vivo", conta Nicolas, que cursa o 5º Ano Fundamental.

Apesar de ser atleta iniciante, o garoto já vive uma rotina intensa de treinos aliada aos estudos. Ele estuda pela manhã e treina duas vezes por semana no período da tarde. Antes de iniciar no esporte paralímpico, havia apenas praticado judô e futsal convencionais durante atividades escolares. “Superação é a minha palavra. Aprendi cedo com o apoio da minha família a superar limites. E, ao conhecer outras pessoas com deficiência e suas histórias, me sinto mais forte para seguir em frente e também ser um exemplo para outras pessoas”, acrescenta o estudante. 

COMPETIÇÃO 
 
As Paralimpíadas Escolares tem um novo formato este ano, prevendo três fases regionais e uma fase nacional. Entre os dias 9 e 12 de agosto, Brasília recebeu participantes das regiões Norte e Centro-Oeste. Em Natal, onde Nicolas participou, foram contempladas a fase regional Nordeste. São Paulo será sede da etapa Sul-Sudeste (à exceção de Minas Gerais, que participou da regional Brasília), entre os dias 7 e 9 de setembro. A estimativa é que a competição tenha, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional. 

Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional. O intuito da diretoria de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro é ter os melhores atletas de cada região do país nas disputas em novembro.

As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. No ano passado, a competição contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação.

Tags: Paralimpíadas Escolares paralisia cerebral atletismo ouro pernambucano