Esportes DP

FUTEBOL FEMININO

Seleção feminina da Jordânia exige que goleira do Irã comprove que não é homem

Jogadora acusada, Zohreh Koudaei, vai entrar na Justiça contra a federação

postado em 17/11/2021 18:27 / atualizado em 17/11/2021 18:56

<i>(Foto: Divulgação)</i>
A Associação de Futebol da Jordânia exigiu que sejam feitos exames para comprovar o sexo de uma jogadora da seleção feminina iraniana, a goleira Zohreh Koudaei, de 32 anos. O pedido foi feito à Confederação Asiática de Futebol (AFC), após as duas seleções se enfrentarem pelas Eliminatórias para a Copa Asiática feminina, em setembro. 

Após a partida, o príncipe Ali Bin al-Hussein, presidente da federação jordaniana, publicou uma carta exigindo que os testes sejam feitos para verificar o sexo de Koudaei. O Presidente da Federação coloca “dúvidas sobre a elegibilidade da jogadora”, e afirma que “o Irã tem um longo histórico no que diz respeito a questões de gênero e de dopagem” das suas atletas.

Por outro lado, a treinadora da equipe, Maryam Irandoost, qualificou essa iniciativa como um "falso pretexto" da Jordânia para não aceitar a derrota e afirmou também que não terá receio de entregar qualquer tipo de documentação.

A jogadora acusada, Zohreh Koudaei, prometeu entrar na Justiça contra a federação da Jordânia. "Sou uma mulher. Eles estão fazendo bullying comigo", disse Zohreh Koudaei à imprensa iraniana.

Em 2015, o Irã foi acusado de usar jogadores masculinos na seleção feminina. Apesar de nunca comprovado, existia a suspeita de que jogadoras aguardavam uma cirurgia de readequação sexual.

Tags: goleira seleção jordânia irã