Esportes DP

SÉRIE B

Atleta do Brusque acusa torcedor do Brasil-RS de racismo durante a partida entre as equipes

Sandro relatou ter sofrido injúria racial enquanto aquecia fora do campo

postado em 29/09/2021 22:36 / atualizado em 29/09/2021 22:45

<i>(Foto: Volmer Perez/Brasil de Pelotas)</i>
Durante o jogo entre Brasil de Pelotas e Brusque, disputado nesta quarta-feira, o zagueiro Sandro, do Brusque, que estava aquecendo fora do campo de jogo, relatou à arbitragem ter sofrido injúria racial de um torcedor do Brasil-RS. Assim que o árbitro Jonathan Antero Silva tomou conhecimento do fato, ele imediatamente interrompeu o confronto e acionou a Brigada Militar, que identificou o acusado e o deteve. 

Logo após o apito final, Sandro e o lateral Edilson, também do Brusque, que testemunhou a ofensa racista, relataram os acontecimentos aos policiais presentes no estádio e, posteriormente, foram encaminhados para a delegacia. No fim, o jogo terminou sendo vencido pelo Brusque por 2 a 0. 

Não é o primeiro caso de racismo na Série B. Em agosto, no jogo entre Brusque e Londrina, o meio-campista Celsinho, do Londrina, foi alvo de ataques racistas feitos pelo presidente do Conselho Deliberativo do Brusque, Júlio Antônio Petermann. Como consequência, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou e puniu, na última sexta-feira (24), clube e infrator. 

A pena para o Brusque foi uma multa de R$ 60 mil e a perda de três pontos na classificação da Série B do Campeonato Brasileiro, enquanto o dirigente foi suspenso por 360 dias e multado em R$ 30 mil. No entanto, ainda cabe recurso à decisão. 

Tags: Brasil de Pelotas Série B brusque racismo sandro xavante